Polícia Civil detém dois homens que transportavam 287 pássaros

Na tarde da última segunda-feira(17), a Polícia Civil de Itaporanga estava na Estrada Vicinal Kazuioshi Kurita – Bairro Mosteirinho – investigando um caso de roubo e quando passava pelo local um VW Gol, placas de Arapoti-PR, com dois homens(fotos) que trafegava sentido Paraná/São Paulo, foi dado sinal de parada mas estes não obedeceram e seguiram em fuga. Após perseguição, abandonaram o  veículo e carregando algo nas mãos embrenharam-se em um matagal.

 

Na abordagem, no meio da mata a polícia acabou encontrando várias gaiolas com pássaros da fauna silvestre, e na revista feita no interior do veículo, no porta-malas, encontrou mais várias embalagens de caixas de papelão contendo pássaros dentro. No total, 287 aves, sendo 33 trinca-ferros, 30 sabiás e 224 pintassilgos, todos obtidos de forma ilegal, ou seja, não estavam regularizados no IBAMA.

 

Os autores Marcelo José Alexandre, 45 anos, casado, autônomo, morador em Arapoti-PR e Marcio Inocêncio Ramos, 29 anos, casado, autônomo, foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Itaporanga e na presença do delegado José Carlos Fernandes foi lavrado um termo circunstanciado responsabilizando-os por infração da lei 9005/98 – Meio Ambiente, art. 29, que trata de mau trato e morte de animais da fauna silvestre.

Liberados em seguida, ambos responderão em liberdade pelo ato na JECRIM – Justiça Especial Criminal. Se condenados, poderão pegar de 1 a 3 anos. 

As aves foram entregues a Gilberto Luiz Lopes, que possui propriedade rural e é fiel depositário do IBAMA em Itaporanga-SP

Comunicar erros :  [email protected]

Notícias relacionadas