Prepare-se: intensa frente fria chega ao Brasil e temperaturas vão despencar

Segundo o Climatempo – Nesta segunda (31), com a evolução da frente fria sobre o país, a expectativa é de chuva forte e bastante volumosa na maioria das regiões do país. As temperaturas diminuem ainda mais na região Sul e o ar frio polar deve alcançar o Centro-Oeste, o Sudeste e parte da Região Norte – o estado de Rondônia já deverá sentir o efeito da friagem no decorrer do dia.

Na terça-feira (01), a frente estará influenciando o tempo nas Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, grande parte do Norte e algumas áreas do Nordeste brasileiro. O alerta para temporais é alto entre o Amazonas e a Região Sudeste. No Sul do país, há risco de geada no Rio Grande do Sul e de neve em algumas localidades de Santa Catarina.

Fortes rajadas de vento

O grande contraste de temperaturas provocado pelo avanço do ar muito frio sobre o Brasil, junto à presença das nuvens de tempestade, deverão provocar fortes rajadas de vento sobre o Brasil.
Toda a Região Sul, o Sudeste, o Centro-Oeste, o estado do Acre, do Amazonas, em Rondônia e em áreas da Bahia, deverão registrar ventos fortes. Em geral, rajadas de vento entre 40 e 60km/h, mas algumas regiões poderão ultrapassar este valor.
Acentuada queda da temperatura

Esta frente fria traz consigo uma intensa massa de ar frio, de origem polar. Ela será responsável por causar uma queda brusca e bastante acentuada de temperatura no Sul, no Sudeste, no Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. Em 24h pode acontecer uma queda nos valores de temperatura de 8°C a 10°C, em média.

Esta friagem começará a ser sentida nestas áreas, já a partir de domingo (30), se intensificando entre a segunda (31) e a terça-feira (01).

Precipitação de inverno

Entre a noite de segunda-feira (31) e a madrugada de terça-feira (01), não se descarta a possibilidade de ocorrência de precipitações de inverno como chuva congelada ou neve na serra catarinense.

Fonte: CLIMATEMPO

Notícias relacionadas