Presidenta Dilma na premiação da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas

Nesta terça-feira (21/6), a presidenta da República, Dilma Rousseff, participou da cerimônia nacional de premiação da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (Obmep), onde estiveram presentes os 504 medalhistas de ouro da competição. A Olimpíada visa a estimular o estudo de Matemática para alunos e professores, contribuir para a melhoria da educação no…

 país e identificar potenciais talentos entre os participantes. O evento aconteceu às 14h30 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ).
 
Presidenta Dilma Rousseff cumprimenta Laura Ribeiro Franco (13 anos), deficiente visual, pelo prêmio da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas(Rio de Janeiro, RJ, 21/06/2011) – Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


A sexta edição da Olimpíada, que contou com um investimento federal de R$ 30,3 milhões, premiou 3,2 mil alunos com medalhas (504 de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze) e até 30 mil alunos receberam Certificados de Menção Honrosa. Os medalhistas receberão bolsas de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e poderão participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) por um período de 12 meses. Além disso, os medalhistas de ouro poderão participar da Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci). 

A Obmep também vai premiar 127 professores com placas de homenagem e coleções de livros; 100 escolas municipais ou estaduais serão contempladas com kits de material esportivo, livros e vídeos para a composição de biblioteca básica em Matemática e Ciências; e Secretarias de Educação municipais (duas por unidade federativa) e estaduais (uma por região) serão agraciadas com troféus. 

Nesta edição, mais de 19,6 milhões de alunos se inscreveram em 44.717 escolas públicas de 5.518 municípios do país (99,2%% do total). Esses números representam um recorde de participação no evento, que em sua primeira edição, em 2005, contou com a inscrição de 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas do país. 

Obmep – A Obmep é promovida pelos Ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia, e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A Olimpíada é voltada para alunos da rede pública que estejam cursando séries do 6º ano do ensino fundamental até o ensino médio. 

As inscrições para a 7ª Obmep foram encerradas no último dia 3 de junho, com o registro de 18,7 milhões de estudantes de 44.673 escolas. As provas da 1ª fase acontecem no dia 16 de agosto de 2011. (Da Assessoria de Imprensa do Ministério da Ciência e Tecnologia)

 

Notícias relacionadas