Presidenta Dilma participa da abertura da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Nesta segunda-feira (9/5), a partir das 18h, a presidenta Dilma Rousseff participa da cerimônia de abertura da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios – que se estenderá pelos dias 10, 11 e 12 de maio – no hotel Royal Tulip, em Brasília (DF), em evento organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). São esperados 4 mil participantes, entre ministros, prefeitos e outras autoridades.


Consolidada como o maior encontro de autoridades políticas do país, a Marcha deste ano busca fortalecer o relacionamento do movimento municipalista com o governo federal. O objetivo da XIV Marcha é avançar na construção de um pacto federativo mais justo, que seja capaz de para combater a miséria, diminuir as diferenças regionais e promover o desenvolvimento sustentável nas cidades.

A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, por meio da Subchefia de Assuntos Federativos (SAF), é responsável pela articulação das ações federais e políticas públicas voltadas aos estados e municípios. Com apoio da SAF, o governo federal construiu uma nova relação de cooperação com os municípios e com as entidades municipalistas. 

Nos últimos anos, o diálogo ganhou força com a institucionalização do Comitê da Articulação Federativa (CAF), órgão consultivo da Presidência da República que reúne representantes do governo federal, e de prefeitos, indicados pelas entidades municipalistas. Instituído por decreto em 2007, o CAF é formado por representantes de 18 Ministérios e igual número de representantes das entidades municipalistas, tendo por presidente o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais.
Compartilhar

Notícias relacionadas