Em botucatu, mais de 3 mil pessoas passaram pela Feira da Saúde

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no último sábado (7), na Praça Comendador Emílio Peduti [Bosque], no Centro, a terceira edição da Feira da Saúde. De acordo com a organização do evento mais de 3 mil pessoas pelo local no período das 9 às 17 horas. A Feira teve como objetivo despertar a consciência da população sobre fatores de prevenção, orientação e informação sobre saúde e serviços prestados no Sistema Municipal de Saúde, que inclui principalmente as Unidades Municipais de Saúde.


No local estavam presentes em tendas as equipes de profissionais da área da saúde que além de muita informação, prestaram serviços a quem estive de passagem pela Praça do Bosque.

A Vigilância Epidemiológica vacinou contra Influenza [gripe] os idosos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos, e gestantes, ao todo foram vacinadas 82 pessoas no local.

Também durante a Feira foram feitos mais de 800 testes de glicemia e aferição da pressão arterial. Os Fisioterapeutas realizaram mais de 80 sessões de massagem gratuitas ao público.  Já os profissionais de educação física da Associação do Bem-Estar [Abem] aconselharam o público presente sobre caminhadas, exercícios físicos e como verificar a frequência cardíaca.

A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde realizou orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para a não proliferação do mosquito transmissor da dengue, enquanto que a Vigilância Sanitária, além de explicar os cuidados com a segurança alimentar, também tirou dúvidas sobre licença de funcionamento de estabelecimentos comerciais, atendimento de possíveis reclamações ou denúncias, e demonstrou como deve ser feita a limpeza correta da caixa d’água.

O público presente também recebeu orientações sobre escovação e demais precauções a serem tomadas em relação à saúde bucal. O ônibus do projeto “Sorriso da Gente” também esteve ao lado da Praça do Bosque, com profissionais que realizaram atendimentos e encaminhamentos odontológicos gratuitos a crianças e adultos.

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Companhia Paulista de Artes, também montou um “túnel das sensações”, um verdadeiro labirinto instalado em uma grande tenda, onde mais de 500 pessoas, sempre em dupla, entraram em várias estações. Em cada uma delas, as pessoas eram convidadas a uma sensação diferente, relacionada aos sentidos do corpo humano (tato, audição, olfato, visão e paladar), sempre com foco na prevenção das DSTs [Doenças Sexualmente Transmissíveis] e aids.

O Centro de Toxicologia da Unesp (Ceatox)  também esteve presente na feira com exposição e informativos sobre os efeitos das drogas no organismo. Equipes do Programa Municipal de Saúde Mental, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), e da Farmácia Popular tiveram um espaço reservado para informar a população sobre os serviços oferecidos pelos mesmos na área da saúde.

A feira também contou com um espaço cultural, com apresentações de teatro, música e dança que fizeram alusão a vários assuntos relacionados à saúde.(Da Secretaria Municipal de Comunicação)
 
 

Notícias relacionadas