Revisteca do HC completa um ano com mais de 7 mil visitas

Enquanto aguardam atendimento, pacientes leem.Criada através de parceria entre a Editora Abril e Superintendência do Hospital das Clínicas (HC), vinculado à Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), completa um ano de atividades com mais de 7 mil visitantes. A revisteca oferece publicações diversas para enfermarias do complexo Hospital das Clínicas, ambulatório de quimioterapia, Farmácia de Alto Custo, ambulatório de Pediatria, além do ponto fixo instalado no saguão de entrada do HC (boulevard).

Através do projeto, a Abril fornece ao hospital um kit contendo 70 exemplares dos 30 principais títulos lançados pela editora, além de publicações da Nova Cultural e Duetto. O acervo da revisteca conta com mais de 840 revistas e livros dos mais variados gêneros. A parceria com a empresa deve ser mantida este ano com a remessa de revistas a cada três meses.

O projeto também contempla atividades recreativas para as crianças atendidas pelo hospital. Um espaço é destinado para a realização de atividades de recreação como pintura e desenhos que posteriormente são expostos em um mural.

Solange de Moares, diretora do Serviço Social do HC e coordenadora da Revisteca, frisa que o projeto obteve sucesso por agregar valores culturais e oferecer ao usuário do hospital maior conforto em sua estada. “A revisteca está dentro do processo de humanização de atendimento no hospital. Trouxe lazer, informação e novas ideias aos usuários”, declara.

Segundo ela, a participação maciça da comunidade através de doações, mesmo com o fornecimento de revistas pela editora Abril, foi surpreendente. “Houve servidores, docentes e as pessoas que frequentam o local que se tornaram colaboradores através de doações”, complementa Solange.

A Revisteca do Hospital das Clínicas funciona de segunda à sexta-feira das 7 às 17 horas. O espaço é aberto a todos os usuários, servidores e corpos discente e docente da FMB e do HC. Doações para o projeto podem ser feitas na Seção de Serviço Social ou através dos telefones (14) 3811-6262 ou 3811-6226.

Usuários aprovam iniciativa

Com um ano de atividades, a revisteca instalada no saguão do Hospital das Clínicas tem agradado os freqüentadores do local. A assistente-social Cristina Aparecida de Paula veio de Cambará, no Paraná, acompanhar uma menina daquela cidade para consulta no setor de Pediatria do HC, marcada para o período da tarde. Tanto ela quanto a criança aguardavam o horário do exame no local. Para ela, a iniciativa tornou a espera menos cansativa. “Foi a primeira vez que vi uma proposta que nem essa, em oferecer leitura para as pessoas que aguardam por atendimento. E isso se torna interessante pois minimiza o estresse da espera”, declarou.

Flávio Fogueral
Jornal da FMB
 

Notícias relacionadas