Riversul realiza a 1ª Formatura do Proerd para alunos do 5º ano da rede municipal

Na sexta-feira (29), foi realizada no Salão Paroquial da cidade, a cerimônia de formatura dos 75 alunos de 5º ano, das escolas municipais EMEF Profª Dirce Mendes Coluço e EMEF Oswaldo Pires de Magalhães, que participaram do curso Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência 2019.

A solenidade contou com as presenças do capitão PM Ricardo Almeida Lopes, soldado PM André Diemes Bertoni (Instrutor do curso), e o cabo PM Raphael Murilo, pertencentes ao 54º BPM/I-3ª CIA 1º PEL PM-ITARARÉ-SP, o prefeito Jose Guilherme Gomes, o presidente da Câmara de Vereadores Israel Mateus de Almeida, os vereadores Jean Piaco e irmão Nenê, o policial civil Antonio Aparecido Corrêa, a secretária Municipal de Educação Marta Maria da Silva Batista, a supervisora da Educação Sônia Cristina M. da Silva Ramos, as equipes gestoras e professores das escolas municipais, funcionários, alunos formandos e familiares.

O Programa do Proerd consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

O Proerd trabalha os valores fundamentais para fortalecer a personalidade da criança em optar por uma vida saudável, sem drogas e sem violência, fazendo parte da criação e um futuro melhor.

O curso Proerd teve duração de 4 meses com aulas semanais pelo soldado Bertoni tendo auxilio material próprio, em um trabalho conjunto com os professores, reforçando a parceria com a Policia Militar de Itararé, Prefeitura Municipal; Secretaria Municipal de Educação, escolas municipais e a família.

Alguns alunos que se destacaram durante o projeto PROERD, na realização de produções, foram premiados com medalhas de Honra ao Mérito, entregues pelo monitor soldado Bertoni que também foi homenageado, sendo presenteado pela equipe gestora de cada escola.

O capitão Ricardo explanou: “Faço questão de agradecer aos pais dos formandos pela confiança na nossa metodologia, à Secretaria de Educação por abrir às portas das escolas, ressalto também os valores e respeito que devem haver entre as famílias e agradeço ao instrutor soldado Bertoni pela disponibilidade, dedicação e responsabilidade”.

O prefeito Guilherme Gomes agradeceu a comandante do 54ª BPPMI/Itapeva, major PM Adriana Duch Machado, por ter atendido o seu pedido para viabilizar o Proerd em Riversul, agradeceu também o capitão PM Ricardo, o cabo PM Raphael e o soldado PM André por essa ação educacional preventiva, formando cidadãos para o futuro, e ao sargento PM Oliveira, comandante local.

Gomes ressaltou aos presentes e aos formandos a importância da parceria entre a Polícia Militar, a Escola e Família. Lembrou que os alunos que participaram do Proerd levam esses conhecimentos para o resto das suas vidas. Esse trabalho também deve ser feito pelos pais que tem um papel muito importante na continuidade desse trabalho, a família é a base de tudo. Também parabenizou o trabalho realizado pelo policial André Bertoni juntamente com os professores e alunos, reforçando assim a parceria para o ano de 2020. “Qual pai e qual mãe que não fica feliz vendo seus filhos sendo preparados para o futuro?”, finalizou o prefeito.

Notícias relacionadas