Sexta-feira agitada para a Agricultura Paulista; secretário visita Ourinhos e o 15º Coopershow em Cândido Mota

Em Ourinhos, Secretário de Agricultura visita o EDR e o EDA

Nesta sexta-feira, dia 28, o Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, e o Secretário Executivo, Francisco Matturro, estiveram no Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) da CATI e no Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) da CDA, na cidade de Ourinhos. Foram recebidos pelo coordenador da CATI, Alexandre Grassi, pelo coordenador da Defesa Agropecuária, Luis Bianco, e o diretor do EDR, Sérgio Tambara.

Os Escritórios atendem uma área de, aproximadamente, 500.000 hectares nos 17 municípios de sua jurisdição. Localizado na entrada do médio Vale do Paranapanema, Ourinhos tem na cana de açúcar a principal atividade agropecuária, juntamente com pastagens e soja, cada qual com cerca de 100.000 ha. O milho safrinha também se destaca com mais 80.000 hectares dividindo o protagonismo de inverno com cultura do sorgo que apresenta acréscimos anuais estando próximo a 20.000 ha, além de plantações de feijão, café, trigo (na região de Taguaí) e frutas cítricas, principalmente laranja. Na visita, o Secretário ouviu os dados referentes a produção local e regional, assim como ouviu todos os presentes.

Agro é destaque nas doações da 35ª Reunião Virtual do Comitê Empresarial Solidário

O Comitê Empresarial Solidário completou 35 encontros. O Governador João Doria e a Presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo e 1ª Dama, Bia Doria, comandaram a reunião que teve nas doações do Agro o grande destaque do dia.

O Comitê já arrecadou mais de R$2 bilhões em doações junto à iniciativa privada para o Fundo Social, Cestas do Alimento Solidário, Bom Prato e iniciativas de combate ao coronavírus. Coordenado pelo Secretário de Agricultura Itamar Borges e o Secretário Executivo, Francisco Matturro, o Agro fez a sua parte e doou dezenas de toneladas de alimentos durante a reunião: – 10 toneladas de frango pelo Diretor Presidente da APA – Associação Paulista de Avicultura, Érico Pozzer; – 12 toneladas de carne suína pelo Presidente das APCS – Associação Paulista de Criadores de Suínos – Valdomiro Ferreira Junior; – 15 toneladas de legumes e frutas pelo Presidente do Conselho do Grupo Benassi e pelo diretor executivo, respectivamente Sérgio Benassi e Bruno Benassi. E também 40 toneladas de frango, pela diretora financeira do Grupo Zanchetta, Renata Zanchetta. Em sua fala, ao destacar as doações feitas, Itamar Borges apontou: ” O Agro não parou durante a pandemia e, por isso, ajuda e possibilita a retomada econômica em nosso Estado”, falou. “Parabéns ao Agro. Obrigado Itamar por ter coordenado o Agro nas doações de hoje”, disse Doria.

Além das doações, foram realizadas pelo Governador atualizações sobre o Fundo Social, do status epidemiológico e de vacinação, assim como projetos para a retomada econômica.

Em Cândido Mota, 15° Coopershow recebe o Secretário de Agricultura de SP

A Coopershow, realizada anualmente pela Coopermota (Cooperativa Agroindustrial), recebeu o Secretário de Agricultura de SP, Itamar Borges, e o Secretário Executivo, Francisco Matturro, nesta sexta-feira, 28, em Cândido Mota. O presidente da cooperativa, Edson Valmir Fadel (Branco Fadel), o prefeito de Cândido Mota, Eraldo Pereira, o presidente do Civap e prefeito de Tarumã, Oscar Gozzi, e o presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, estiveram na mesa com os Secretários em fala aos visitantes da CooperShow.
“Além dos 52 milhões de reais do ano passado, esse ano, vamos anunciar mais 50 milhões para investir na pesquisa do Agro”, falou Itamar Borges ao lembrar todas as atividades feitas pela Secretaria, como Rotas Rurais, Melhor Caminho, Segurança no Campo, Cozinhalimento, Crédito Rural, entre outros Programas e resoluções feitas para auxiliar o produtor e desenvolver ainda mais o Agro Paulista.

“Produzir em menor tempo, com menor custo, e com menos necessidade hídrica, só podemos alcançar isso por meio dos nossos técnicos, com nosso corpo de servidores da Secretaria, da CATI, da Defesa, da Codeagro e dos Institutos, ou seja, da nossa pesquisa”, completou o Secretário de Agricultura. A Coopershow reúne tecnologias do agronegócio do Vale Paranapanema, com centenas de expositores nas áreas agrícola, com demonstrações de sementes e produtos utilizados nas lavouras. A Secretaria de Agricultura apoiou a Feira e apresentou os resultados das pesquisas e avaliações sobre o desenvolvimento da agricultura paulista durante todo o evento nos estandes da APTA- IAC e da CATI.

Comunicação/SAA

Notícias relacionadas