Simone Marquetto é reeleita presidente do CBH do Alto do Paranapanema

Na sexta-feira (29) a prefeita de Itapetininga-SP Simone Marquetto foi aclamada, por unanimidade, novamente, como presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema (CBH-ALPA). Embora não tenha apresentado uma candidatura para reeleição, os prefeitos votaram pela permanência de Simone por mais dois anos à frente do cargo. “Este foi o resultado de engajamento na luta pela preservação da água e da importância da sustentabilidade ambiental para nossos municípios. Fico feliz pelo apoio dos prefeitos”, informou a Chefe do Executivo, na 45ª Reunião Ordinária, realizada na sexta-feira, em Itapetininga.

Foi eleito para a Câmara Técnica Federal do Comitê, o prefeito de Itararé, Heliton Scheidt do Valle, já para a Câmara Estadual, o prefeito de Capão Bonito, Marco Citadini. Também foi reconduzido ao cargo de secretário-executivo, o diretor do DAEE, Engenheiro David Franco Ayub. O Comitê reúne um total 36 municípios paulistas. Os eleitos exercerão o cargo para o biênio 2019 / 2010. O Rio Paranapanema une os estados de São Paulo e Paraná, passando por 247 municípios, e atende 5 milhões de habitantes.

O superintendente da Unidade de Negócios do Alto do Paranapanema da Sabesp, Ivan Sobral, destacou o trabalho da Simone. “Ela exerce uma liderança importante na região. É uma prefeita que ajuda a canalizar todos os esforços para a preservação do meio ambiente”. O diretor do DAEE, engenheiro David Franco Ayub, explicou que o Comitê reflete uma coesão política entre prefeituras, sociedade e Estado que possuem cadeiras para representá-las. Ele apontou que a administração de Simone avançou em pontos importantes como o Plano Ambiental da Bacia, Relatório do Sistema dos Recursos Hídricos e o Uso Racional da Água.

Para o prefeito de Taquarituba, Clóvis de Almeida, conhecido como Bola, a gestão de Simone Marquetto obteve êxitos. “Ela estava presente em todos os eventos, em todas as câmaras técnicas. Isso trouxe mais financiamentos para obras de galerias e limpeza de córregos. Os pequenos municípios são dependentes de financiamento externo, pois contam com poucos recursos próprios”, ressaltou Bola.

O prefeito de Capão Bonito, Marco Citadini, frisou o esforço de Simone com o meio ambiente para trazer coesão e união dos prefeitos na defesa da sustentabilidade ambiental. “Nunca vi uma leva de prefeitos tão comprometidos com a gestão ambiental.” Ele aposta que Simone Marquetto exerce uma liderança para aumentar ainda mais a união dos municípios. “São mais ações na busca de recursos”, disse. O prefeito de São Miguel Arcanjo, Paulo Ricardo da Silva, também aponta que o trabalho do Comitê é fundamental para manter a preservação da água e do verde.

Os municípios integrantes do CBH/ALPA são: Angatuba, Arandu, Barão de Antonina, Bernardino de Campos, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Cerqueira Cesar, Coronel Macedo, Fartura, Guapiara, Guareí, Ipaussu, Itaberá, Itaí, Itapetininga, Itapeva, Itaporanga, Itararé, Itatinga, Manduri, Nova Campina, Paranapanema, Pilar do Sul, Piraju, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, São Miguel Arcanjo, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Taquarivaí, Tejupá e Timburi.

Notícias relacionadas