Simpósio de Medicina Esportiva abordou a atividade física como promoção da saúde

O crescimento da Medicina Esportiva como especialidade médica ficou evidente durante a abertura do IV Simpósio AACHSA de Medicina Esportiva promovido pela Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), sexta-feira, 27 de agosto. O evento ocorreu durante todo o final de semana, 28 e 29 de agosto, e teve ampla participação de estudantes, médicos e profissionais ligados ao esporte.


E foram justamente nesse tom as considerações feitas pelo especialista em medicina esportiva e diretor da FMB, professor Sérgio Swain Müller. Para ele, trata-se de uma área que cresceu muito nos últimos anos, principalmente devido aos esforços de quem atua no segmento. “A Medicina Esportiva já foi considerada uma segunda área, mas hoje a realidade mudou. Muitos profissionais se dedicam exclusivamente a essa especialidade. Esse é um mercado de trabalho crescente”, avaliou Müller.

O diretor também destacou que o momento atual é especial para a Faculdade de Medicina de Botucatu, já que está sendo estruturado um Programa de Residência Médica em Medicina Esportiva, que deve ser oferecido a partir de 2012, possivelmente com duas vagas. “Queremos terminar a proposta até abril de 2011. Vai ser necessário um esforço grande de todos, pois ainda há docentes se inteirando sobre o assunto. E vamos contar com a ajuda de colegas de outras instituições para trocar experiências. Temos certeza de que reunimos as condições necessárias para oferecer essa Residência”, frisou.

Professor Müller diz entender que a atividade física precisa ser vista como uma forma de prevenir doenças e não somente estar focada no alto desempenho dos atletas profissionais. E foi com esse enfoque que foi pensada a programação do IV Simpósio de Medicina Esportiva da FMB, organizado por alunos da Associação Atlética Acadêmica Carlos Henrique Sampaio Almeida (AACHSA).
Durante as discussões foram abordadas temáticas relacionadas à formação profissional, pós e contras da prática esportiva, melhora do desempenho esportivo direcionada a atletas de alto nível e àqueles que buscam na atividade física um meio de promoção da saúde, entre outros.(ACI/HC/FMB/Unesp)

Notícias relacionadas