Solidariedade: pedido de ajuda pelo celular mobiliza voluntários e evita grande incêndio em plantação de pinus no Bairro dos Silva

O fato aconteceu na tarde deste sábado (21) na propriedade rural Mineração Pedra Bonita, localizada no Bairro dos Silva, em Itaporanga-SP.

O proprietário Elias Santos Melo constatou o fogo num pasto vizinho, o qual, pela ventania atingiria a sua plantação de pinus. Sozinho começou a fazer aceiro e pelo celular pediu ajuda.

Rapidamente esse pedido de ajuda se propagou na internet pelas redes sociais e mais de 30 voluntários, entre eles o cabo PM Bombeiro Gilberto Galvão, compareceram à localidade para ajudar a combater o incêndio, evitando um grande estrago.

O proprietário Elias Santos Melo conta como foi e agradece a todos pela grande colaboração.

“Quando descemos lá no pinus tinha fogo num pasto vizinho e esse pasto faz divisa com nossa propriedade. De imediato fiz aceiro no máximo em volta da pedreira e a comunicação foi muito rápida, chegando mais de 30 voluntários e com isso conseguimos debelar o fogo.

O estrago não foi de grande monta. Queimou uma boa parte de pasto da Daisse e cerca de meio alqueire de nosso pinus, que já tinha sido raspado as resinas no tronco e com isso o fogo não expandiu muito.

Agradeço a todos que de uma ou outra forma nos ajudaram, seja na comunicação e principalmente aos voluntários que atenderam o pedido e compareceram lá apagando o fogo.

Agradeço muito o atendimento e a vinda rápida dos Bombeiros de Itaí, mesmo não tendo sido necessária a atuação direta deles no combate, pois quando chegaram o fogo já havia sido controlado, e também o local é de difícil acesso para a viatura”, finalizou Elias.

Notícias relacionadas