Tan EV inicia nova etapa da BYD no Brasil

SUV tem sete lugares, dois motores elétricos e 517 cavalos de potência

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Sérgio Dias e Divulgação

O Itaponews teve a oportunidade de conhecer e avaliar nessa semana o BYD Tan EV, modelo 100% elétrico de sete lugares com preço na faixa dos R$ 500 mil.

Mas antes de falar mais sobre o SUV, é importante explicar a BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos na cidade de em Campinas, interior de São Paulo. Em 2017 abriu uma segunda fábrica em Campinas para a produção de módulos fotovoltaicos.

Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no PIM – Polo Industrial de Manaus, dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Além disso, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, caminhões, ônibus, furgões e agora uma nova geração de automóveis, todos totalmente elétricos e não poluentes.

Com todas essas referências, é possível afirmar que a marca não está se aventurando e sim iniciando uma nova etapa no País com a comercialização do Tan EV, modelo equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, proporcionando uma potência combinada de 517 cavalos – 245 no motor frontal e 272 no motor traseiro – considerando seu preço, é possível dizer que cada cavalo do motor tem preço na casa dos R$ 1.000,00.

Seu torque máximo conjunto de 680 N.m. leva o modelo a uma velocidade máxima de 180 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. O modelo ainda conta com tração nas quatro rodas.

Algo muito importante quando o assunto é carro elétrico: autonomia. No Tan é possível rodar até 437 quilômetros, segundo dados PBEV do INMETRO. Essa distância é possível graças a sua bateria de 86,4 kWh, que pode ser recarregada de 30% a 80% em apenas 30 minutos em uma corrente contínua de 110 kW.

Que não aconteça com você, mas se na condução do Tan EV você deixar a bateria chegar ao nível de 10% de carga, surge no painel uma mensagem de alerta para carregar o carro.

O design do BYD Tan EV chama muita atenção. Sua dianteira conta com uma grade formada por uma série de lâminas cromadas e o para-choque complementa esse visual. A linha de cintura elevada destaca as rodas de 22 polegadas e a traseira se destaca pelo conjunto de lanternas com efeito 3D de profundidade e iluminação total por LED.

Seu interior traz um acabamento com materiais premium de alta qualidade e poucos botões. A maior parte dos comandos, do sistema de navegação até o ar-condicionado, concentra-se na tela do sistema multimídia.

Aliás este é um dos grandes destaques tecnológicos do BYD Tan: sua tela de 15,6” do tipo floating, que parece estar, literalmente, flutuando no painel, conta ainda com a incrível capacidade de rotação elétrica, podendo posicionar a tela tanto na horizontal quanto na vertical – foi a primeira vez que conferi essa novidade em um veículo.

O modelo tem cluster de 12.3” 100% digital, de alta resolução e configurável, bancos em couro sintético com forrações acolchoadas, painel soft-touch e volante multifuncional com ajuste elétrico de profundidade e altura e aquecimento.

Seu teto de vidro panorâmico cobre até o banco traseiro e permite que a luz natural entre na cabine, proporcionando uma sensação leve e arejada para todos a bordo.

Seus bancos dianteiros são elétricos com sistema de aquecimento e ventilação. O banco do motorista vai além: é ajustável em oito posições. Para os passageiros, os bancos oferecem quatro ajustes.

Ar-condicionado dual zone com sistema de purificação com filtro PM2.5 e ionizador, carregamento sem fio para celulares e iluminação interna nas portas e painel por LED com 30 opções de configuração de cores também fazem parte dos itens oferecidos.

Muito seguro, o BYD Tan EV vem com sistema de câmeras de 360 graus, sendo cinco no total. Há também monitoramento de pontos cegos, que informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras.

Também vem equipado com piloto automático adaptativo, que acelera e desacelera o veículo automaticamente acompanhando o carro à sua frente, sem o motorista precisar intervir nos pedais. Outro detalhe são seus sensores que mantém o carro dentro das faixas de rolagem na estrada de forma automática e os seus seis airbags.

A frenagem tem ótima eficiência, garantida por um conjunto formado pelas tradicionais pinças fixas Brembo com seis pistões e discos ventilados e perfurados na dianteira e traseira. Com o intuito de minimizar acidentes e salvar vidas, o recurso conhecido também como frenagem automática de emergência, foi projetado para ajudar o motorista, ativando automaticamente os freios se eles não responderem a tempo no caso de uma colisão iminente.

Outro diferencial é o Sistema de Detecção para Abertura de Portas (DOW) que monitora as condições traseiras do veículo e dá sinas de alerta sobre pontos cegos, evitando acidente durante a abertura das portas.

O Tan EV conta ainda com a função eletrônica Auto Hold, que controla automaticamente os freios ABS para manter o veículo parado numa subida, mesmo que o motorista tire o pé do pedal. É desativado ao se acionar o acelerador.

Seu porta-malas tem espaço para 235 litros para bagagem com sete pessoas e 940 litros com cinco. Caso as duas fileiras de bancos estejam rebatidas, esse espaço supera 1650 litros. O porta-malas é elétrico, com sensor de movimento dos pés.

Não tivemos acesso no modelo avaliado, mas a BYD disponibiliza a tecnologia NFC – Near Field Communication para abrir, fechar e até mesmo ligar a ignição do veículo por meio do método de autenticação do próprio aparelho.

Confira aqui um vídeo com o BYD Tan EV.

Notícias relacionadas