Tecnoleite movimentará setor leiteiro da região de Itapeva

minermais1carvalhoNos dias 13 e 14 de setembro acontece em Itapeva a Tecnoleite 2013, evento direcionado à pecuária leiteira da região Sudoeste Paulista. São esperadas cerca de 200 pessoas entre produtores, técnicos e profissionais ligados à produção e ao mercado de leite.

O evento será realizado pelo Escritório Regional do Sebrae-SP no Sudoeste Paulista e pela Cooperativa de Produtores de Leite do Sudoeste Paulista (Coplesp), com apoio da Prefeitura de Itapeva, no campus da Faculdade Fait.
   
Segundo a gestora de Agronegócio do Escritório Regional do Sebrae-SP no Sudoeste Paulista, Vanessa Franco de Andrade, a Tecnoleite 2013 tem como objetivo apresentar informações importantes da área, além de oferecer um fórum de discussão e troca de conhecimento entre profissionais e pecuaristas. Ao longo do evento, ocorrerão palestras, demonstração técnica e visitas a expositores dos setores de pastagem, silagem, reprodução, alimentos alternativos, genética e manejo do rebanho leiteiro.
   
O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Itapeva, Rafael Campolim conta que durante o evento novas tecnologias também serão apresentadas para a nutrição, pastagem, manejo de ordenha, sanidade animal. Além disso, o produtor irá conhecer formas de redução de custos com a atividade. Haverá também exposição de animais.
   
A Tecnoleite 2013 conta com apoio da Prefeitura Municipal de Itapeva, Banco do Brasil, Fait, Sindicato Rural de Itapeva, Senar e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de Itapeva. São parceiras empresas que trabalham no setor de agronegócios do município e da região.

Resultados. Faz parte da Tecnoleite 2013 a apresentação do programa “Qualidade do leite ao alcance de todos”, desenvolvido pela Prefeitura de Itapeva. Esse programa e o projeto desenvolvido pelo Escritório do Sebrae na cadeia produtiva da pecuária leiteira na região têm mudado a história de pecuaristas.
   
O trabalho é amplo. Atua na organização social dos produtores em associações e cooperativas e também na busca por melhores resultados dentro das propriedades. Foi assim no sítio do pecuarista Carlos Plens, do Bairro Pacova. No ano passado, cada uma das suas vacas produzia 14 litros de leite por dia. Hoje, depois de receber a consultoria do Sebrae-SP, são 17 litros. Carlos também conseguiu diminuir a idade do primeiro parto das novilhas, mostrando uma melhora genética e de manejo de pastagem. “Tudo o que a gente precisa, a equipe técnica oferece. Hoje trabalhamos com metas. Melhoramos muito a alimentação do gado”, conta o produtor.
   
A consultora da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) e fornecedora tecnológica do Sebrae-SP, Ivany Santos ressalta também o aumento no número de leite produzido por hectare na propriedade de Carlos. Em 2012, eram produzidos 9.700 litros de leite por hectare. Hoje esse número saltou para 10.250 litros. “Isso significa uma otimização da produtividade e reflete diretamente na lucratividade do produtor”, diz ela.
   
Os resultados são tão positivos, que o presidente da Coplesp, Pedro Curt Kasemodel pretende ampliar a cobertura para os 90 cooperados. “Esse trabalho facilita o controle, ajuda no manejo reprodutivo e na alimentação. Pedro também recebe a consultoria do Sebrae-SP em sua produtividade e avalia como muito vantajoso o trabalho para os produtores. “Em sete meses, já noto aumento de produtividade e redução nas despesas. É um trabalho muito importante”, atesta.
   
O Escritório Regional do Sebrae-SP no Sudoeste Paulista também atua na gestão empresarial da propriedade agrícola. Palestras, oficinas sobre controle financeiro e custos de produção são oferecidos gratuitamente aos empresários rurais. A equipe de gestores do Sebrae-SP também oferece assessoria para quem pleiteia financiamento para ampliar seu negócio. “Os pecuaristas recebem a mesma atenção que dedicamos aos microempresários”, diz Vanessa Andrade. São atendidos, na região, em diferentes programas do Sebrae-SP, cerca de 250 produtores de leite.

Notícias relacionadas