Agrifam 2010 mostra desenvolvimento do setor familiar na agricultura

A Agrifam, Feira da Agricultura Familiar e Trabalho Rural, considerada a maior do segmento no país, acontece de 13 a 15 de agosto, com realização e organização da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp) e Sindicatos Filiados. Para facilitar o acesso do público por todas as regiões paulistas, o evento é realizado no km 322 da Rodovia Marechal Rondon, em Agudos, região central do Estado de São Paulo. Empresas, organizações e instituições renomadas do setor agrícola comparecem trazendo suas novidades.

Vista aérea da Agrifam, em Agudos-SP

 
A expectativa dos organizadores é que a sétima edição da Feira receba 35 mil visitantes. O público terá à sua disposição as melhores oportunidades de tecnologia de ponta e orientação especializada, contando com uma gama de expositores oferecendo produtos direcionados para o setor, com espaço para demonstrações ao vivo. São máquinas, tratores, implementos, insumos, e outros diversos produtos que contribuem para o desenvolvimento de quem trabalha no campo. O Banco do Brasil estará atendendo na Feira para instruir os agricultores na utilização dos programas de financiamentos federal e estadual. A expectativa é de gerar R$ 18 milhões em negócios.

Diversidade – Além dos produtos disponíveis, existem outras atrações que contribuem para a expectativa de público em 2010, todas as áreas com espaços ampliados: o Concurso Inventor Rural, que dá prêmios em dinheiro para as invenções nas categorias Trabalhador Rural e Incentivo à Pesquisa, terá cerca de 50 criações; o Sítio Modelo, apresentando as formas mais adequadas de trabalhar sua propriedade e produção de modo sustentável, traz novidades, como ensilagem e produção de biodiesel com oleaginosas; a área da Cidadania contará com um Mutirão com serviços gratuitos, como exames de saúde e emissão de documentos; duas praças de alimentação, com restaurantes executivo e popular, estarão atuando durante os três dias de Feira. O Itesp e a Cati trazem, em 1300 m², produtos agroindustriais diversificados, oriundos de pequenos produtores e assentados e quilombolas.

Destaques – Setor em evidência, o Turismo Rural também tem seu espaço ampliado para abrigar uma gama de atrativos – como artesanato, comidas típicas, caminhos culturais e turismo de aventura – que são de interesse tanto para o público rural, quanto urbano. Nesta área também ocorre, no sábado, o 1º Festival da Música Sertaneja, que premiará canções originais que exaltem a cultura do campo. Na área de palestras, que serão realizadas em dois auditórios, assuntos que estão e destaque na sociedade serão abordados, como o caso da reformulação do Código Florestal, que ocorre na tarde de sexta. No auditório 1, no sábado, a partir das 11h, acontece um leilão de máquinas e equipamentos agrícolas usados, que estarão expostos na área externa de expositores, que será televisionado pelo Canal do Boi.

Credenciamento – Neste ano A Agrifam contará com o cadastramento on-line, no site http://agrifam.com.br/Cad_Credencial.aspx. Quem não puder se inscrever antecipadamente pode igualmente participar, também de forma gratuita, mas se credenciando no local. O presidente em exercício da Fetaesp explica: “É uma tendência em feiras do setor, pois agiliza o processo de identificação e contribui para a segurança”.Giuliano Martins/Luana Sanches, do Departamento de Comunicação Fetaesp

Notícias relacionadas