Agrifam oferece serviços gratuitos

Espaço Cidadania emite documentos e faz exames de saúde entre outras ações – A 8ª edição da Feira da Agricultura Familiar e Trabalho Rural (Agrifam) terá em 2011, como parte do espaço Cidadania, uma série de serviços que visam o bem estar do produtor e trabalhador rural. Como consequência do sucesso obtido pela ação…

 na última edição, as atrações serão continuadas. São diversos atrativos que englobam desde exames de saúde até emissão de documentos, passando por corte de cabelo e atividades educacionais e de recreação.
 
Para realização da ação, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), organizadora e realizadora da Agrifam, fechou parcerias com diversas empresas, entidades e órgãos ligados à saúde e bem estar social para oferecer uma gama de atrativos aos visitantes de forma gratuita. O espaço Cidadania acontece perante a participação ativa da Prefeitura Municipal de Agudos, do Centro Paula Souza – Etec Cabrália Paulista, das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), da Natura, do Foto Rubens, da Previdência Social – Agudos, do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Social do Transporte (SEST), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Na área da saúde, além de um posto médico para atender durante os três dias de Feira, haverá a emissão de Carteiras do SUS (Sistema Único de Saúde), exames de glicemia e de tipo sanguíneo e teste de diabetes. Orientações sobre doenças, vacinas e distribuição de informativos, também serão ações do espaço, que ainda sediará palestras sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Uma área especifica para higiene bucal estará ensinando uma correta escovação dos dentes, bem como contando com a distribuição de escovas e pastas dentais aos visitantes. Cuidados com a face e um curso sobre estética também fazem parte das atrações do espaço.

Na prestação de serviços, o Espaço contemplará a emissão de Carteira de Trabalho, a divulgação de informações sobre segurança no trabalho, a realização de cortes de cabelo, a distribuição de mudas, a orientação previdenciária sobre os benefícios, o recolhimento de valores e aposentadorias. O programa Alimente-se Bem, do SESI, fará parte das ações da Cidadania, e ministrará aulas sobre o melhor aproveitamento de alimentos.

Elias David de Souza, vice-presidente da Fetaesp, aborda o objetivo de realização desse espaço. “Todas essas ações são oferecidas por pelas entidades que acordaram com a proposta de proporcionar esse tipo de serviço para facilitar a vida do agricultor que, por muitas vezes, perderia muito tempo e dias de trabalho para conseguir realizar a maioria dessas ações. Enquanto na Agrifam, está tudo em um só local, de maneira prática, rápida e principalmente, gratuita”, explica.
 

Notícias relacionadas