Aldeia de Barão de Antonina inicia comemoração da Semana do índio

A Aldeia Karagwá, da etnia tupi-guarani, localizada no Bairro Laranjal, a 4 quilômetros de Barão de Antonina-SP, deu início neste sábado,9, às comemorações da Semana do Índio, com festa (comida típica, danças, demonstrações e exposição de artesanato) para recepcionar grupos de estudantes, grupos de turismo e outros visitantes. Fotos PatrickStudio


 
 
Composta de 21 famílias que reúnem 81 pessoas, a aldeia é liderada pelo cacique Tun-Pan Cutsuvi-Jo (Valdeir). Essa comunidade conta também com uma escola pública, a EEI Aldeia Pyhaú, que além de ensinar para as crianças a língua indígena, oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Fundamental para Jovens e Adultos.

Nesse sábado as festividades começaram às 13h, com visitas de estudantes dos municípios de Wenceslau Braz e Santana do Itararé(PR) e da ETEC de  Taquarituba(SP). E mais escolas deveriam vir para essa comemoração. Os visitantes se encantaram com as apresentações de dança, demonstrações de arco e flecha e com os artesanatos, além de um passeio por trilhas.

De acordo com o cacique Tun-Pan(Valdeir) as visitações não tem nenhum custo. Porém, para que possam se organizar para a recepção é necessário que as escolas ou grupo de turismo agendem as visitas. E esse agendamento vai até o final de abril. Os telefones de contato são (15) 9702-7926 do cacique Valdeir, ou o 9756-9791 com Iracema,esposa do cacique. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Notícias relacionadas