Alerta para a semana: Chuva frequente e volumosa do Sudeste ao Norte do Brasil; ventos 60 e 80 Km/h, granizo e volumes de 70 a 100mm

Aline Tochio | Climatempo – No decorrer desta semana, alguns sistemas meteorológicos vão atuar no Sudeste, no Centro-Oeste e no Norte do Brasil e vão provocar muita chuva em grande parte dessas regiões.

A formação de uma área de baixa pressão entre a superfície e a baixa atmosfera, a presença de cavados na média atmosfera, e a Alta da Bolívia, além do ar mais quente e úmido, já estão formando nuvens muito carregadas e, de quarta a sexta-feira (15 a 17), teremos a configuração de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS, que vai reforçar a chuva.

A Climatempo alerta para chuva frequente, por vezes na forma de temporais (com rajadas de vento entre 60 e 80 km/h e com possibilidade para queda de granizo) e com grandes volumes acumulados no Amazonas, em Rondônia, no sul do Pará, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, centro-sul e oeste de Minas Gerais, e estados do Rio De Janeiro e de São Paulo. Há previsão de acumulados entre 70 e 100mm de forma geral, podendo ficar entre 100m e 150mm no oeste de Minas, centro-sul de Goiás, sul de Mato Grosso e norte de Mato Grosso do Sul. Há potencial para alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra.

Fonte: Climatempo

Notícias relacionadas