Animais de raça concorreram em pista na Agrovia 2011

O segundo dia da Agrovia – Feira de Negócios, Tecnologia Agrícola e Pecuária, teve entre os destaques o julgamento de animais bovinos da raça Santa Gertrudes e a aguardada palestra da assistente técnica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Kátia Giannini. 

 Os dois eventos, realizados nesta quinta-feira, dia 7 de abril, atraíram centenas de produtores rurais em busca de informação e bons negócios.

 

O fenótipo dos bovinos da raça Santa Gertrudes ficou sob responsabilidade do engenheiro agrônomo sul-africano Franco Koch. Os animais inscritos na disputa fazem parte dos plantéis da Fazenda São Paulo, de Itapeva, Fazenda União do Brasil, de Buri e Fazenda Malagueta, localizada no município de Mairinque.

 “Foram avaliados animais nas categorias Bezerros, Novilha e Adulto. Os campeões de cada categoria receberam troféus”, informou a organização do evento. Na classificação geral, a Fazenda Malagueta foi premiada com a grande campeã Delegada da Malagueta e a Reservada Flor de Liz da Malagueta. A Fazenda União do Brasil conquistou troféu com o grande campeão Hermano da União do Brasil e o Reservado 16/09 União do Brasil.

Na sexta-feira, 8 a raça Nelore entrou em pista. Os exemplares da raça foram avaliados pelo zootecnista Carlos Pavan, da Associação Paulista dos Criadores de Nelore, de Taquarituba – SP.

 Ainda na quinta-feira, os visitantes puderam acompanhar também o início do Torneio Leiteiro Multiraças. Na disputa, animais de elite foram avaliados de acordo com a produção e a qualidade do leite. O resultado final será divulgado no sábado, após a última ordenha.

Palestras – As facilidades e benefícios do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) foram o tema da palestra ministrada pela assistente técnica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Kátia Giannini. Foram apresentados programas e projetos de crédito acessível a produtores rurais, cooperativas e associações de todo o estado. De acordo com a palestrante, esses recursos são disponibilizados por meio de financiamento, subvenções econômicas, e subvenção ao premio de seguro rural.

Já o representante Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo Ocesp/Sescoop – SP, Antonio Pedro Junior, conduziu a palestra “Cooperativismo Agropecuário e Oportunidade de Crédito”, que abordou os fatores que geram economia e eficácia na administração de propriedades coletivas. De acordo com Antonio Pedro o cooperativismo alia crescimento econômico com inclusão social e conquista cada vez adeptos no Brasil.

A Agrovia tem como prioridade o conteúdo técnico e a transferência de novas tecnologias para preparar o produtor da região para o crescimento do setor. O evento segue até o próximo sábado, dia 09 de abril. Em relação à edição do ano passado, que gerou R$ 60 milhões, a organização espera um aumento de 30% nos negócios movidos pelos 200 expositores. Confira abaixo as próximas palestras que serão realizadas na Agrovia 2011:

08. Abril

10h – Certificação de produtos agropecuários Glaucia Prates /UNESP

15h – Agricultura de Baixo Carbono – Agricultura Sustentável, com Augusto Luis Billi / Superintendência do Ministério da Agricultura e Abastecimento

 09. Abril

10h – Acasalamento e avaliação de prova de touros para inseminação, com Ângelo Robert Netto

15h – Projeto de Microbacia Hidrográfica – Acesso ao Mercado, com  João Brunelli Junior / CATI – SP

Serviço:

AGROVIA 2011

De 06 a 09 de abril de 2011

Hora: das 09h às 17h

Local: Fazenda São Paulo

Tel.: (15) 3534-7250

Rodovia Faustino Daniel da Silva km 04

Itapeva – São Paulo

Site: www.agroviasp.com.br

Estacionamento e entrada: gratuitos

 

Realização: Fazenda São Paulo

Co-realização: Prefeitura de Itapeva

Produção: Live&Motion (11) 3845-7303

Patrocínio: Sebrae, Bradesco e Banco do Brasil.

Apoio: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Prefeitura Municipal de Taquarivaí, Sociedade Rural Brasileira, Canal Rural, PR Internet, CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, APTA – Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Sabesp.

 

 

Notícias relacionadas