Após doze horas de negociação, Polícia Militar encerra rebelião em Ibaiti-PR

10 presos fugiram, 2 recapturados; 3 veículos incendiados, colchões queimados e administração danificada – Desde ontem, 22/06, por volta das 17h , presos da 37ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ibaiti/PR encontravam-se rebelados, armados e com um agente penitenciário de refém, solicitando melhorias nas condições da cadeia.

Rapidamente, Policiais Militares do 2º BPM realizaram a contenção dos presos dentro do prédio e isolaram o local para maior segurança, assim como, seguindo diretrizes da Corporação, acionaram o Pelotão de Choque do 5º Batalhão de Londrina e o Batalhão de Operações Especiais – BOPE de Curitiba.

Inicialmente uma equipe policial do 2º BPM se deparou com alguns presos tentando fugir e foram contidos, onde eles acabaram por abandonar uma espingarda calibre .12, dois canos, modelo Bonanza, mas ainda permaneceram com outra espingarda também calibre .12 e posteriormente arrombaram um cofre, onde conseguiram mais armas.

Por volta das 01h30, de hoje, 23/06, os rebelados entregaram o armamento que estavam em seu poder após tratativas pela equipe de negociação do BOPE e o recolhimento de tais armas por uma equipe do Comando de Operações Especiais – COE, as quais foram danificadas pelos presos (uma submetralhadora, duas espingardas calibre .12, uma carabina e uma pistola 765).

As negociações tiveram sucesso por volta das 05h, onde os presos libertaram o agente penitenciário e as equipes do COE, CHOQUE, e Setor de Operações Especiais – SOE do Departamento Penitenciário, adentraram o prédio para restabelecerem a ordem, averiguando as celas na busca por armas, drogas, outros ilícitos e possíveis presos escondidos.

Deixaram três veículos incendiados, colchões das celas queimados, e destruíram moveis e utensílios da administração e esparramaram papéis e documentos

Como resultado preliminar, ao todo dez presos fugiram e dois já foram recapturados. A cadeia tem capacidade para trinta presos, mas no momento da rebelião continha oitenta e três.

As equipes policiais permanecem no local para garantia da ordem. (Setor de Comunicação Social do 2º BPM)

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Se inscreva  
Notificação de