Audiência Pública realização rodeio em Botucatu lota Câmara

Festa do Peão em BotucatuFesta1 do Peão em BotucatuFesta2 do Peão em BotucatuFesta3 do Peão em Botucatu

Município tem uma lei que proibe esse evento – Poucas vezes se viu o Auditório da Câmara Municipal de Botucatu lotado como na noite de quinta-feira (1º) para a realização da Audiência Pública que objetivou debater questões relativas à promoção de Rodeios na Cidade.Cerca de duzentos manifestantes favoráveis e contrários à realização do evento estiveram presentes. Parte dessas pessoas, inclusive, não pode acompanhar a Audiência de dentro do prédio do Legislativo. A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal fizeram a segurança do local.

A discussão decorreu de solicitação empreendida por meio do requerimento nº 953/2011, idealizado pelo vereador Xê (PSDB) e subscrito pelos vereadores Dr. Bittar (PCdoB), Bombeiro Tavares (DEM) e Fontão (PSDB).

O debate foi realizado em torno do artigo 36 da Lei Municipal nº 4.904/2008, que proíbe a utilização de sedém em animais. Sedém uma corda confeccionada em lã ou espuma revestida de tecido macio que, passada na altura da virilha do animal, tem a finalidade de estimulá-lo.

Portanto, o ponto central da discussão foi a questão referente à possibilidade de a montaria ocasionar dor, ou não, nos animais em função dos equipamentos utilizados para estímulo. Para tanto, dois veterinários participaram do debate, um favorável e outro contrário, além de um juiz de Rodeio, que defendeu a realização do evento. O vereador Bittar (PCdoB), por sua vez, defendeu a manutenção da proibição. Além disso, a palavra foi aberta à população presente para questionamentos, perguntas ou reivindicações.

De acordo com o vereador Xê (PSDB), que os trabalhos a Audiência Pública superou as expectativas. “Foram poucas as vezes que um assunto movimentou tanto a população e gerou um debate tão grande”, diz.

O parlamentar destaca a importância da iniciativa. “Vimos um verdadeiro exercício de democracia, com a população opinando livremente sobre o tema”, coloca. “Acho que foi um trabalho bem realizado, que marcou o início das discussões sobre a realização de Rodeios em Botucatu”, finaliza o vereador Xê (PSDB), idealizador da Audiência Pública. (Da Assessoria de Imprensa da Câmara de Botucatu)

Notícias relacionadas