Avaré se prepara para o 1º de maio com Arte

Torneio de Pesca EmbarcadaCat_microbaciaCombate à Dengue - SEMADSConstrução de Creche CGinástica laboralPoupatempo Rural

E mais: Torneio de Pesca Embarcada repete sucesso; Avaré ganha unidade móvel do Poupatempo Rural;  CATI divulga 3ª chamada do Projeto Microbacias II;  Poio Novaes explica aos representantes dos servidores sobre adiamento do reajuste; ‘Horto Em Canto’ terá atividades esportivas; Servidores participam de sessões de ginástica laboral; Construção de creche Tipo C termina em junho; Palestra sobre Dengue esclarece favorecidos pelo Renda Cidadã; Fundo Social prepara a Campanha do Agasalho . 

  

Avaré se prepara para o 1º de maio com Arte

Já para o próximo Dia do Trabalho, a Cultura deflagrará mais uma edição do projeto “Primeiro de Maio com Arte”. Estão programados shows musicais, recreação para crianças, práticas esportivas, a tradicional Prova Operário e exposições de obras de arte.

Além disso, a Biblioteca Municipal permanecerá aberta para empréstimo de livros, pesquisas e sala de vídeo para apresentação de documentários e possibilitará, ainda, a realização de uma nova edição do projeto conhecido como “A Hora do Conto”. Participarão alguns dos principais expoentes da Arte Avareense na atualidade, como Areli Câmara, Ângela Martins, Du Cardoso, Du Grassi, Iza Perez, Márcio Eustáquio da Silva (Chicão), Maria Elisa Martins, Marilena Furlan, Vânia Lewin Fernandes, Vera Veppo e Waldir Bronson; já na parte musical, a platéia poderá acompanhar apresentações do grupo de rap Quadrilha Formada, do Coral Municipal, de Gil do Cavaco, grupos Radar V8 e Criados com a Vó, das cantoras Maria Fernanda e Vanessa Reis, além da dupla Rio Pequeno e Jaguaré.

Poio Novaes explica aos representantes dos servidores sobre adiamento do reajuste

O prefeito  está impedido de conceder aumento, porque os gastos com pessoal ultrapassaram o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal – Com o objetivo de esclarecer os motivos que obrigaram a Prefeitura da Estância Turística de Avaré a adiar a concessão de reajuste aos servidores municipais, o prefeito Poio Novaes se reuniu, na última sexta-feira, dia 26/04, com a presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos do Município de Avaré e Região, Sonia Maria Vailati, com o vice-presidente da entidade, Anderson José Simioni, com a presidente da Associação dos Servidores Municipais, Cida Dalcim, e Marcio Vailatti e Angélica Azevedo, advogados do sindicato.
 
Conforme ressaltou  Poio Novaes, devido a várias irregularidades cometidas por gestões anteriores, os gastos com pessoal (incluindo os servidores  da Prefeitura, da Avareprev e da FREA) ultrapassaram o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
 
Segundo informações, no último quadrimestre de 2012, os gastos com pessoal chegaram a 56,28% da arrecadação do município.  A Lei de Responsabilidade Fiscal (artigos 19 e 20) estabelece que a despesa total com pessoal do Executivo não pode exceder 54% da receita corrente líquida.
 
A Lei de Responsabilidade Fiscal (artigo 22) determina ainda que, ao ultrapassar o limite estabelecido na Lei, a Prefeitura está impedida de conceder vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração, criar cargo, emprego ou função, alterar estrutura de carreira que implique em aumento de despesa, entre outras medidas.
 
“Na tentativa de resolver esse problema, desde janeiro adotamos medidas saneadora, mas devido à impossibilidade de aumentar a receita em curto prazo de tempo, a única alternativa encontrada foi a redução de gastos com pessoal, como, por exemplo, a organização do pagamento de horas extras”, destacou o Prefeito Poio Novaes logo após a reunião com os representantes sindicais.
 

‘Horto Em Canto’ terá atividades esportivas

Projeto ganha a parceria da Secretaria de Esportes – O Musical Impactto será a atração do projeto “Horto Em Canto”, organizado pela Secretaria Municipal da Cultura e que está agendado para a tarde do próximo domingo, 28 de abril, às 16 horas, no Horto Florestal de Avaré.

A partir desta edição o projeto ganha uma parceria permanente: a da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o que vai permitir a realização de prática de atividades fisicas e esportivas para o público presente, além das atrações musicais.

Com a reabertura do Horto Florestal, após a recuperação de seu lago, a Secretaria de Cultura preparou-se para retomar o “Horto Em Canto”, evento já inserido no seu calendário anual de atividades.

Esse projeto musical, iniciado em 2001, tem como finalidade valorizar os músicos avareenses, os quais, mensalmente são convidados a se apresentar no palco do Horto Florestal.

Com a parceria firmada com a Secretaria de Esportes, através de sua equipe de monitores, no amplo espaço verde, o público poderá jogar vôlei e futebol, além de ser incentivado à prática de atividades aeróbicas.

Torneio de Pesca Embarcada repete sucesso

Torneio de Pesca Embarcada

Em sua sexta edição, a atividade contou com a participação de representantes de 17 cidades  – A Represa de Jurumirim, pelo sexto ano seguido, sediou, no último final de semana, o Torneio de Pesca Esportiva “Isca Artificial”. Contando com público estimado em mais de 600 pessoas, a competição organizada e idealizada pela Associação de Pesca Esportiva de Avaré (APEA) também contou com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Duke Energy, ADERJ e comércio local.

No total, 74 embarcações se inscreveram, o que possibilitou a participação de 184 pescadores. A largada, no Camping Municipal, foi assistida por grande público, entre apreciadores e familiares dos participantes, além de autoridades locais. O torneio terminou às 13 horas, horário determinado para retorno dos barcos e início das pesagens para premiação.

Neste ano, o evento, que já ganhou renome junto ao público-alvo, recebeu participantes de 17 cidades próximas, com destaque para os pescadores de Araraquara, Itaporanga, Jaú, Taquarituba, Barra Bonita, Ribeirão Preto e São Paulo, além dos representantes paranaenses dos municípios de Curitiba, Bandeirante e Campina da Lagoa.

A vencedora da disputa foi a equipe Paraná Brasil, de Avaré, que pescou um tucunaré de 880 gramas. Nas demais colocações ficaram os seguintes grupos: 2° Lugar – Equipe Katuca – Avaré – Tucunaré de 0,790 kg; 3° Lugar – Equipe Pé de Vela/Art’s Fibra – Avaré – Peixe Traíra de 0,695 kg; 4° Lugar – Equipe Bacalhau – Avaré – Peixe Tucunaré de 0,605 kg; 5° Lugar – Equipe Alemão – Avaré – Peixe Tucunaré de 0,580 kg. Todos os peixes, após pesados, foram soltos.

A organização do evento ofereceu também um motor elétrico de premição, conquistado por por Luiz Antônio Serôdio, além de um barco de alumínio (prêmio de Bruno Fragozo Gonçalves) e um motor Yamaha 15 hp, cujo contemplado foi Evandro de Andrade. Todos os ganhadores são da cidade de Avaré.

ROTEIRO DE PESCA – Durante o torneio, a Secretaria de Turismo anunciou a criação do primeiro Roteiro de Pesca Amadora e Esportiva de Avaré. Ficou definido que a primeira reunião para tratar do tema acontecerá no dia 29 de abril, às 19 horas, no  antigo CAC. São esperados no encontro pescadores, donos de pesqueiros e donos de lojas de artigos de pesca.

CATI divulga 3ª chamada do Projeto Microbacias II

Cat_microbacia

Cooperativa de Laticínios de Avaré vai ampliar unidade produtiva com recursos do Microbacias II; projeto é de 1 milhão e 300 mil reais – No período de 26/04 a 15/05/2013 estará aberta a terceira chamada pública para Manifestação de Interesse do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS) – Microbacias II – Acesso ao Mercado.

As organizações de produtores rurais (associações ou cooperativas) dos municípios de Águas de Santa Bárbara, Arandu, Avaré, Barão de Antonina, Cerqueira César, Coronel Macedo, Iaras, Itaí, Itaporanga, Manduri, Paranapanema e Taquarituba, deverão obter informações sobre as regras e os prazos para apresentação da Manifestação de Interesse com os técnicos das Casas da Agricultura de sua cidade.

O que é o projeto? – O Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II – Acesso ao Mercado é um projeto do Governo do Estado de São Paulo, com financiamento parcial do Banco Mundial, a ser executado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA), por intermédio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, e da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), por intermédio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN). Com valor total de US$ 130 milhões, deve ser executado em um período de cinco anos (2011-2015).

O projeto tem como principal objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, ampliando as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social, a preservação dos recursos naturais e o bem-estar da comunidade. Busca fortalecer a posição dos agricultores familiares nas cadeias produtivas e reforçar sua capacidade de negociação coletiva com os operadores do mercado, para aumentar a competitividade da agricultura familiar paulista, melhorando simultaneamente a sustentabilidade ambiental.

O Microbacias II tem como principais estratégias aumentar a produtividade e melhoria da qualidade dos produtos; integrar melhores práticas de manejo do solo e da água e sistemas de produção mais competitivos e sustentáveis; fortalecer a capacidade organizacional e gerencial das organizações de produtores rurais; promover uma participação mais ativa dos agricultores familiares e suas organizações (associações, cooperativas) para se integrarem de forma competitiva nas cadeias produtivas, nas regiões onde há uma vantagem comparativa.

CALENDÁRIO:
26/04 a 15/05/13 – Protocolo da Manifestação de Interesse nas Casas da Agricultura
16/05 a 25/05/13 – Avaliação da elegibilidade da Manifestação de Interesse. Nesse período as organizações deverão ser comunicadas sobre a elegibilidade e assumirem compromisso de elaborar proposta.
27/05 a 19/08/13 – Elaboração dos Planos de Negócio pelas organizações com Manifestação de Interesse elegíveis (consultor privado).
20/08 a 30/08/13 – Finalização do Anexo 5 pela equipe da CATI Regional Avaré e envio de toda a documentação à Gerência Técnica do Microbacias II, na CATI Campinas.
02/09 a 31/10/13 – Análise e avaliação das propostas de negócio encaminhadas.

SERVIÇO
CATI Regional Avaré
Rua Santa Catarina, 1.901 – Centro – Avaré-SP
Telefone: (14) 3733-1977
E-gov: [email protected]
www.cati.sp.gov.br

 

Servidores participam de sessões de ginástica laboral

Ginástica laboral

Atividades são praticadas no Centro Administrativo Municipal – O Departamento de Saúde do Trabalhador (DEMEP), setor vinculado à Secretaria  Municipal da Administração, começou, há algumas semanas, a realizar sessões de ginástica laboral para os servidores.

Com tais atividades, o DEMEP pretende proporcionar qualidade de vida no trabalho da categoria e contribuir para a promoção da saúde e do bem estar dos funcionários municipais.

Para quem não conhece, a ginástica laboral é baseada em exercícios leves de alongamento, descontração dos músculos e mobilização das articulações mais utilizadas durante trabalho e tem como objetivo principal prevenir as doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) permitindo ao colaborador realizar suas funções com o máximo de conforto, segurança e eficiência.

As sessões de ginástica laboral são aplicadas pela fisioterapeuta Bianca Corrêa Martins Coelho. Acontecem às segundas-feiras desde 8 de abril e já conta com a adesão da maioria dos que trabalham nos setores do Centro Administrativo. Em breve, as aulas serão levadas às outras repartições municipais.

PALESTRAS GERAIS – Ainda seguindo o cronograma de atividades, o DEMEP promoveu, nos dias 24 e 25 de abril, na Cozinha Piloto, palestra de Valorização Pessoal, Saúde e Segurança no Trabalho.

As orientações foram direcionadas a todos os cozinheiros do setor, mas a iniciativa será estendida a outras áreas da administração nunicipal.

Outras informações sobre as ações do Departamento de Saúde do Trabalhador podem ser obtidas no Centro Administrativo (Rua Rio Grande do Sul, 1810) ou pelos telefones 3711-2538 ou 3711-2549, durante horário comercial.
 

Construção de creche Tipo C termina em junho

Construção de Creche C

Unidade atenderá o bairro São Judas e ajudará a solucionar falta de vagas para o setor – Até metade do ano a cidade contará com mais um centro de educação infantil. No bairro São Judas a Prefeitura da Estância Turística de Avaré está construindo uma creche tipo C, que abrigará 112 crianças.

A obra, que poderá ser inaugurada no segundo semestre, está sendo executada com recursos federais do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), que possibilitam a construção de creches e escolas de educação infantil, além de compra de equipamentos para a rede física escolar do mesmo nível educacional.

Até o final deste ano, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, pretende zerar o déficit existente de vagas nas creches locais.

Outra creche, esta do Tipo B, para 224 crianças, está com sua construção projetada para o Jardim Paraíso. A obra, que também será erguida com recursos liberados pela União, ainda está em fase de licitação.

DEMANDA REPRIMIDA – As duas novas unidades escolares irão reduzir a Demanda Reprimida existente no tocante a vagas em creches em Avaré e dará, para o setor, uma reserva de inscrição, em cada creche, entre 10 e 20 vagas.

Atualmente, as novas salas construídas no CEI Dona Bidunga, que devem entrar em funcionamento ainda neste primeiro semestre, abrirão 100 novas vagas para as crianças dos bairros Vila Jardim e adjacências.

Obras de ampliação executadas nas CEIs Maria Isabel Domingues Leal, Geraldo Benedete e Adalgiza Ward vão disponibilizar mais 280 vagas.

Quando estiverem prontas, as creches tipos B e C, por sua vez, elevarão o número de vagas para 616, possibilitando o superávit de 75 inscrições.

Importante sublinhar que a Educação também está contando com a Creche Escola a ser construída no bairro São Rogério, ainda em fase de finalização pela construtora responsável.
Desta forma, os bairros próximos não sentirão o impacto da mudança das famílias para o novo conjunto habitacional. Essa futura creche tem sua instalação prevista para o primeiro semestre de 2014.

 

Palestra sobre Dengue esclarece favorecidos pelo Renda Cidadã

Combate à Dengue - SEMADS

Foi ministrada, no último dia 18 de abril, uma palestra para orientar cerca de 80 pessoas cadastradas no programa estadual Renda Cidadã, sobre medidas preventivas contra a dengue. O programa é gerido, em Avaré, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.

As orientações foram repassadas pelos técnicos da Vigilância Sanitária, os quais detalharam aos presentes as características e hábitos, reprodução e transmissão, assim como período de incubação, sintomas e maneiras para se evitar a proliferação da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Atualmente, como estão aumentando os casos da moléstia no município, a Prefeitura está esclarecendo a população sobre como preveni-la.

Durante a explanação, os beneficiados pelo Renda Cidadã aprenderam as formas de limpeza de objetos que podem se tornar criadouros do inseto. “Os ovos do mosquito são criados em recipientes com a água parada e resistem por, até, 18 meses”, advertiram os técnicos. Eles também frisaram a necessidade de cuidado com ralos e vasos sanitários que não são usados diariamente.

Por não existir vacina contra a doença, que é causada por quatro tipos diferentes de vírus, foi destacado que é de extrema importância que cada cidadão esteja vigilante e colabore na eliminação de focos potenciais de reprodução do mosquito e de suas larvas. Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Sanitária de Avaré

Fundo Social prepara a Campanha do Agasalho

Campanha agasalho

Mutirão para arrecadar doações acontece no dia 4 de maio e abrangerá todos os bairros – A partir da próxima semana, o Fundo Social de Solidariedade iniciará a Campanha do Agasalho 2013. As doações podem ser entregues nos vários postos de coleta espalhados pela cidade. No sábado, 04 de maio, acontecerá a principal ação da campanha, quando e voluntários realizarão a coleta de cobertores e agasalhos de porta em porta nos bairros.
   
O mutirão de arrecadação terá início às 8 horas do próximo  sábado. “Podem ser doadas roupas, além de cobertores e todo material em bom estado de conservação que possa beneficiar famílias carentes”, informam os organizadores. A iniciativa conta com a parceria do Tiro de Guerra, Sabesp, Polícia Civil, Polícia Militar, Academia de Defesa Militar, Casas Pernambucanas, Trainertek, Associação Comercial e Industrial (ACIA), Corpo de Bombeiros e Rede Guma.
   
De iniciativa do Governo do Estado, através do Fussesp (Fundo  Social de Solidariedade de São Paulo), a Campanha de 2013 adotou como slogan a frase “Roupa boa, a gente doa” e tem como padrinho o ator Reynaldo Gianecchini. Os donativos arrecadados são encaminhados às entidades assistenciais, hospitais, albergues e instituições assistenciais.   
   
1º de Maio com Arte – O primeiro posto de coleta da Campanha do Agasalho neste ano estará montado no bosque do CAIC Djanira, onde no feriado de 1º de Maio acontece um evento cultural para comemorar o Dia do Trabalho.
   
Durante o evento o Fundo Social manterá sua barraca para esclarecer o público sobre a importância da Campanha do Agasalho. “Temos certeza que, como nos anos anteriores, os resultados serão os melhores possíveis”, destacam os organizadores.

Corrida O Operário vai marcar o Dia do Trabalho

Prova pedestre integrará o 1º de Maio com Arte – A partir das 9 horas da próxima quarta-feira, feriado do Dia do Trabalhador, acontece  no bosque do CAIC Djanira, a Corrida Pedestre “O Operário”. A prova tem percurso de cinco quilômetros e pode ser disputada em várias categorias.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), a inscrição, neste ano, será feita mediante doação à Campanha do Agasalho que está sendo coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade.

Diferente das demais provas, no entanto, as inscrições para “O Operário” serão feitas até terça-feira próxima, dia 30 de abril, motivando os interessados a entrarem em contato com a SEME antes da competição.

A largada da prova está programada para ocorrer na Rua Minas Gerais, no CAIC Djanira, e seguirá em linha reta até a Rua Rio de Janeiro, no centro da cidade, passando pela Rua Bahia e retornando a seu ponto de partida.

Os competidores terão que dar duas voltas no trajeto para completarem a prova. Serão oferecidos troféus aos três primeiros colocados de cada categoria. Outras informações sobre o evento Detalhes e inscrições na Secretaria de Esportes, localizada na Praça Romeu Bretas (Concha Acústica) ou pelo telefone 3732-0756, durante horário comercial.

ARTE E ESPORTE NO CAIC – A participação da SEME nas comemorações pelo Dia do Trabalho no “1º de Maio com Arte” abrange também o Passeio Ciclístico Rural, atividade planejada para percorrer 20 quilômetros em estradas rurais da área próxima ao Aeroporto Comandante Luiz Gonzaga Lutti. A atividade permite a participação de pessoas com mais de 12 anos e contará com apoio da Guarda Civil Municipal.
A partir das 11 horas, a SEME dará acesso a brinquedos infláveis para as crianças presentes, assim como vai abrir as quadras planejadas para que comecem as disputas monitoradas de vôlei e futebol.
Às 11h15, acontecerá a palestra aberta “Importância de Atividade Física” e, na sequência, às 15 horas, o público assistirá apresentação de vôlei da 3ª Idade.

Avaré ganha unidade móvel do Poupatempo Rural

Poupatempo Rural

Criado pelo Governo do Estado, o programa disponibiliza, em um só local, 50 serviços prestados pela Secretaria Estadual da Agricultura; a unidade de Avaré atenderá 30 cidades – Avaré é uma das primeiras cidades-sede do projeto Poupatempo do Produtor Rural, criado pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura e Abastecimento. As primeiras três unidades foram instaladas na Região Administrativa de Sorocaba, tendo como cidades-sede Itapetininga, Itapeva, além de Avaré. O município de Itapeva foi o primeiro a ser contemplado e, no (dia 20/04 (sábado), a unidade foi entregue em Itapetininga e Avaré.

Além da Secretária Estadual da Agricultura, Monika Bergamaschi e do Prefeito de Avaré, Poio Novaes, a cerimônia de entrega da unidade móvel na cidade teve também a participação do Secretário Estadual de Administração Penitenciária, Lourival Gomes, dos prefeitos de Arandu (Luís Carlos da Costa, o Castelo), Taquarituba (Miderson Zanello Milleo.) e de Manduri (Paulo Roberto Martins.).  O evento contou também com a presença do vice-prefeito e Secretário da Indústria e Comércio de Avaré, Aparecido Fernandes Junior, do Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (Rico Barreto), bem como de outros secretários municipais, além de vereadores de Avaré, Manduri, Taquarituba e Arandu e de representantes de conselhos. associações rurais e de outros segmentos da sociedade.

A unidade móvel de Avaré está beneficiando um total de 29 municípios: Avaré, Iaras, Cerqueira César, Águas de Santa Bárbara, Manduri, Arandu, Piraju, Sarutaiá, Tejupá, Fartura, Taguaí, Barão de Antonina, Itaporanga, Coronel Macedo, Taquarituba, Itaí, Paranapanema, Angatuba, Guareí, Torre de Pedra, Porangaba, Bofete, Pardinho, Itatinga, Pratânia, São Manuel, Areiópolis, Botucatu e Anhembi.

O Poupatempo Rural tem como objetivo integrar todas as coordenadorias, institutos e demais departamentos da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, para disponibilizar serviços e informações sobre programas e projetos, crédito e capacitação, com atendimento diferenciado aos produtores rurais, com foco no desenvolvimento regional.

É possível, por exemplo, obter informações e posterior encaminhamento com relação à análise química de plantas, análise de solo para fins de fertilidade, análise sanitária de sementes e análises físicas, químicas e biológicas da água, além efetuar agendamento de assessoria técnica e elaboração de anteprojetos de instalação indústria.

A unidade móvel será instalada em locais de visibilidade e facilidade de acesso para a população rural, para prestar atendimento a produtores, associações e cooperativas, comunidade em geral e poder público municipal.

Estruturadas em trailers adaptados, as unidades móveis atender de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 16h00, e são equipadas com notebook, impressora, banda larga móvel, servidor, rede wi-fi, datashow e TV LCD e possuem sistema e web para cadastramento de usuários, gerenciamento de atendimento por nível, gerenciamento de conteúdo, sistema de pagamentos e ensino à distância.
   
O atendimento ao público em cada unidade do Poupatempo Rural é realizado por uma equipe com quatro funcionários (coordenador de atendimento e três atendentes). Além disso, a equipe possui ainda um motorista, 1 gerente geral, 6 técnicos, 6 atendentes para website e telefone e 3 para informática.

Notícias relacionadas