Botucatu: Alunos do Colégio Embraer fazem visita técnica no HCFMB

Os alunos foram divididos em quatro grupos e puderam conferir detalhes do trabalho de quatro setores diferentes do HCFMB – Na tarde da última quarta-feira, 8, alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Embraer, acompanhados do professor de Física Pedro Fortes, realizaram uma visita técnica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), organizada pelo Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), Departamento de Assistência à Saúde, Núcleo de Relações Externas e Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing.

A visita foi uma retribuição ao gesto de solidariedade do Colégio, realizado no último mês de junho, em prol à campanha Ilumina HC. Na ocasião, os alunos participaram de uma gincana sobre separação de resíduos recicláveis, visando ao encaminhamento para o destino correto. Com a venda dos materiais para cooperativas, chegou-se à arrecadação de R$1.066,00, valor destinado ao Ilumina HC, equivalendo a 53 lâmpadas para o Hospital.

Os alunos foram recebidos no Salão Nobre da FMB, onde assistiram ao vídeo institucional do Hospital, além do relato de vários servidores que descreveram suas principais atividades, mostrando as diversas funções que contribuem para o funcionamento do HCFMB.

O superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi, deu as boas-vindas aos alunos. “Este gesto de solidariedade que vocês tiveram é uma inspiração e um exemplo de interação com a gente e queremos muito agradecer por isso. Nesta visita, queremos mostrar o que é o Hospital e a função de cada um, porque todos são importantes. Obrigado pelo envolvimento de todos”, afirmou.

Já a Diretora do Departamento de Assistência à Saúde, Dr.ª Érika Ortolan, reforçou a importância do gesto solidário dos alunos. “O Ilumina HC nasceu no final do ano passado e já temos alguns resultados dessa campanha: além de melhorias na assistência, propiciamos esta interação com a sociedade e com as escolas. Queremos que todos se aproximem do Hospital e gostaríamos de mostrar todas as profissões cabem aqui”, declarou.

O professor Pedro, que já foi servidor da CETEC e da Fundunesp, relatou sua história com a instituição. “Convidamos os alunos a abraçar a campanha Ilumina HC e eles tiveram a ideia da sucata como forma de arrecadação. Agradeço aos alunos pela iniciativa e ao Hospital por nos receber tão bem”, disse.

Os alunos foram divididos em quatro grupos e puderam conferir detalhes do trabalho da Unidade de Pesquisa Experimental (Unipex), do Hemocentro e do Departamento de Patologia (laboratórios e sala de autópsia), além de uma apresentação de membros do Time de Resposta Rápida (TRR) do HCFMB no Laboratório de Habilidades, onde aprenderam a fazer uma reanimação cardiopulmonar (RCP) no ritmo da música “Marcha Imperial”, tema da série de filmes “Star Wars – Guerra nas Estrelas”.

Aluno do 3º ano do Ensino Médio, Lincoln Micael Ferreira da Silva tem o sonho de fazer algum curso relacionado à área da Saúde, tendo, como inspiração, a mãe, que é técnica de enfermagem no HC. Para ele, a visita técnica foi muito importante para a decisão sobre a vida profissional. “As partes que mais gostei foram a Patologia, que eu não conhecia direito, e os primeiros socorros, pois são atitudes simples que salvam vidas”, finaliza. (Do Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB e 4Toques Comunicação)

Notícias relacionadas