Botucatu solta 16 mil peixes em córrego urbano

Soltura de Peixes Córrego Água Fria - Foto César Culiche (94)Soltura de Peixes Córrego Água Fria - Foto César Culiche (1)Soltura de Peixes Córrego Água Fria - Foto César Culiche (79)Soltura de Peixes Córrego Água Fria - Foto César Culiche (88)

Na última sexta-feira (22) em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em parceria com a Prefeitura de Botucatu, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, realizou a soltura de 16 mil alevinos (peixes recém-nascidos) no Córrego Água Fria, confluente do Ribeirão Tanquinho, bem próximo do Terminal Rodoviário.

Na ocasião estiveram presentes o prefeito João Cury Neto; o superintendente da Unidade de Negócio Médio Tietê, Mário Eduardo Pardini Affonseca; o presidente da Câmara Municipal, Ednei Lázaro da Costa Carreira; o secretário municipal de Meio Ambiente, Perseu Mariani; a secretária municipal de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira; além dos alunos do quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Dr. João Maria de Araújo Jr.” e das crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) “Vila São Lúcio”.

Trata-se de uma ação voltada para a conscientização da população sobre a importância da preservação da natureza, além de demonstrar o alto nível de limpeza que o tratamento da rede de esgoto tem proporcionado aos rios e córregos urbanos de Botucatu.

Segundo o técnico em química do Departamento de Saneamento da Sabesp, Álvaro Adriano Carniato, a quantidade mínima de oxigênio por litro de água deve ser de no mínimo de 5mg. No Córrego Água Fria esse valor corresponde a mais de 6mg por litro.

Para Alessandra Lucchesi de Oliveira, secretária municipal de Educação, esse tipo de evento é significativo, principalmente quando se apresenta às crianças o quanto tem sido feito pela recuperação e preservação do meio ambiente. “Espero que elas levem consigo esta mensagem de cuidado com a natureza pela vida inteira”, comentou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Perseu Mariani, alertou para a necessidade de cuidar, tratar e economizar tal elemento da natureza. “A água está em falta em todo o planeta, por isso temos que cuidar desse recurso tão importante para a manutenção da vida. A Sabesp trouxe 100% de água e esgoto tratado para a nossa Cidade. Isto se deve a uma excelente parceria entre Sabesp e Prefeitura”, enfatizou.

Já o superintendente da Sabesp, Mário Eduardo Pardini Affonseca, afirmou que a organização sente orgulho em realizar a soltura dos peixes em parceria com o Poder Público Municipal. “Hoje nós temos um córrego ‘classe 4’ com mais de 6mg de oxigênio por litro”, ressaltou, lembrando o trabalho que vem sendo desenvolvido para o tratamento e limpeza das águas do Município.

Para o prefeito de Botucatu, João Cury Neto, o contrato entre Prefeitura e Sabesp consiste numa parceria de princípios e valores. “A Sabesp de Botucatu cuida de 32 municípios do interior do Estado de São Paulo. Ter uma regional desse porte instalada em nossa Cidade é um orgulho.
Quando renovamos o contrato, sabíamos o que estávamos fazendo, pois se trata da maior empresa de saneamento básico da América Latina. Hoje, nós saímos do antepenúltimo lugar em abastecimento de água para brigar com Franca pelo primeiro lugar. Os córregos do nosso Município estão praticamente cem por cento limpos. Trabalhamos pela melhoria da qualidade de vida da nossa população. É por esta e outras diversas ações voltadas ao meio ambiente que Botucatu conquistou, em 2012, o primeiro lugar do prêmio Município Verde Azul”, discursou o prefeito, que ainda ressaltou que a política de meio ambiente é, antes de tudo, a conscientização das próximas gerações, e por isso é importante promover atividades que integrem o público infantil nas questões de sustentabilidade.

Soltura de Peixes Córrego Água Fria - Foto César Culiche (15)

Por fim, as crianças das escolas municipais realizaram a soltura dos 16 mil alevinos juntamente às autoridades presentes no local, devolvendo os animais ao seu habitat natural. (Da Secretaria de Comunicação)

Notícias relacionadas