Câmara de Itapeva aprova Projeto Deus na Escola

A matéria, de autoria da vereadora Áurea,  foi encaminhada ao Executivo Municipal para que a lei possa ser sancionada e implantada nas escolas de rede municipal de ensino. Considerando que a  escola é o espaço de construção de conhecimentos, a vereadora 

Áurea Aparecida Rosa (PTB) apresentou projeto de lei que institui na rede pública municipal de ensino fundamental de Itapeva o Projeto “Deus na Escola”. A matéria foi aprovada em dois turnos pelo plenário e encaminhada ao Executivo Municipal para sanção..

Foi aprovado também o modelo de uma Cartilha a respeito dessa questão, a qual foi inserida como parte integrante da citada lei.

O projeto também autoriza o Poder Executivo Municipal a receber em doação, todas as cartilhas necessárias para a implantação do referido projeto.

O Poder Executivo convidará líderes religiosos para proferir palestras nas unidades escolares da rede municipal de ensino, dentro do projeto “Deus na Escola”.

Conforme explicou a vereadora Áurea, o projeto visa estabelecer o ensino religioso como área de conhecimento, integrante e integrador da oferta curricular, auxiliando o educando a buscar princípios e valores fundamentais como: valorização do ser humano, respeito pela vida, convivência fraterna, abertura, democracia e integridade.

A Escola é o espaço de construção de conhecimentos, e, portanto, o conhecimento religioso deve também estar disponível a todos os que a ele queiram ter acesso, devendo integrar, dentro de uma visão de totalidade, os vários níveis de conhecimento: o sensorial, o intuitivo, o afetivo, o racional e o religioso.

Assim, o conhecimento religioso, está ao lado de outros, que explicam o significado da existência humana. Ele é o instrumento que auxilia na superação das contradições de respostas isoladas de cada cultura. Criar a oportunidade de ter o Ensino Religioso de forma sistematizada permite uma compreensão mais crítica do cidadão, isto é, de todos nós, concluiu a vereadora Áurea. (Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Itapeva).
 

 

Notícias relacionadas