Campanha Outubro Rosa leva população às ruas em Itaporanga

 

Do Jornal O Imparcial – Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada mundialmente no mês de outubro dirigido à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres no Brasil. São cerca de mais de 57 mil novos casos estimados em 2014 e considera-se que a idade ainda é um dos principais fatores de risco: quatro em cada cinco pacientes têm mais de 50 anos.

O diagnóstico precoce da doença é o primeiro e mais importante passo para a cura. Neste ano, a campanha terá uma série de atividades espalhadas pelo país.

A Secretária Municipal da Saúde com apoio da Prefeitura Municipal de Itaporanga organizou uma programação especial para as mulheres do município com intensificação nos dias 6 à 10 de outubro, para diagnóstico precoce do Câncer de Mama e do Colo de Útero.

Coleta de Papanicolau – mulheres de 25 a 64 anos. Solicitação de Mamografias – mulheres de 50 à 69 anos. No dia 9 todas as unidades ficaram abertas até às 20 horas. Segundo informações da Secretaria da Saúde durante a semana da campanha foram realizados 270 coletas de Papanicolau e 126 solicitações de Mamografia, certo que estas ações continuam como rotina em todas as unidades. Na noite de sexta-feira, 10, na Feira da Lua, foi realizada a divulgação da campanha, com a participação da Yes Cosméticos maquiando e entregando brindes.

Na manhã de sábado, 11, foi realizada a 1ª Caminhada de Conscientização da Luta contra o Câncer de Mama e do Colo do Útero que teve a saída em frente à Praça Frei Arnaldo (Igreja Bom Jesus) até a Concha Acústica. A caminhada contou com participação da Amai, Lar São Vicente de Paulo, Banda Municipal, Educação, Grupo “Dançando com o Chiquinho”, Comércio Local, Profissionais da Saúde e população. Sendo finalizado com Chiquinho ministrando Ginástica Aeróbica.

Notícias relacionadas