Oficialmente, a relação com os nomes dos sorteados e suplentes será fornecida pela CDHU à Secretaria de Assistência Social de Itaporanga na próxima segunda-feira(31) – Após às 12h desta sexta-feira(28), a equipe da CDHU realizou do salão do Recinto de Festas do município, o sorteio público das 55 moradias do Conjunto Itaporanga C, que recebeu 1.145 famílias inscritas, uma média 20,8 concorrentes para cada casa. Ver galeria de fotos no final
Participaram desse sorteio o secretário adjunto de Estado da Habitação, Marcos Penido; o prefeito Zé do Nute e o presidente da Câmara de Vereadores, Elias Lagos Alves.
Nessa ocasião, o prefeito Zé do Nute falou aos presentes que ele gostaria de viabilizar mais 1.145 moradias para atender a todos que se inscreveram, mas que isso não dependia só dele, e sim do Estado, através da Secretaria de Habitação, que por sua vez dependia também do Estado e este, da arrecadação de impostos e esta do bom desempenho e desenvolvimento da economia do Estado e assim por diante.
Mas, Zé do Nute informou que já tem, desde janeiro deste ano, a garantia da CDHU para a construção de mais 120 casas, e publicamente formalizou um pedido ao secretário Penido, para que aumentasse esse número para 200 casas.
Secretário atendeu publicamente o pedido – O secretário Penido ressaltou que esta conquista, construção inicial (55 casas) era fruto do trabalho persistente de reivindicação do prefeito Zé do Nute junto à Secretaria, para mais moradias em Itaporanga. Falou também da lisura, seriedade, transparência e democracia do sorteio das casas, e sobre os recursos obtidos para esses empreendimentos, os quais são através dos impostos pagos por cada um. Finalizando, ele destacou que o governador Alckmin trata com muita seriedade a aplicação da arrecadação de impostos, e da mesma forma a questão da habitação. E, atendendo o pedido do prefeito Zé do Nute, publicamente garantiu as mais 80 moradias, que totalizam 200.
"Para realizar isso, desde de janeiro deste ano, quando obtivemos do secretário Silvio Torres a garantia para mais as 120 moradias, estamos procurando terreno próximo da área urbana de Itaporanga para a construção dessas, que agora passam a ser 200 casas", disse o prefeito Zé do Nute.
As casas sorteadas estão em fase de acabamento, e o conjunto será dotado de toda infraestrutura, ou seja, iluminação, guias e sarjetas, saneamento básico e pavimentação asfáltica. A sua conclusão e entrega aos mutuários está prevista para junho de 2014.
O CDHU informou que estatisticamente, depois de análises caso por caso, uma parte dos sorteados pode não se enquadrar nas normas para ter o direto ao imóvel, e eventualmente ocorrendo isso,os suplentes são convocados.
A regra para ter direito ao imóvel, a família sorteada precisa:
a) Ter renda entre 1 e 10 salários mínimos;
b) Morar no município há pelo menos três anos;
c) Se não morar no município, o chefe da família deve ser alguém que trabalha na cidade há pelo menos três anos;
….e o que não pode…
Para ter direito ao imóvel, a família sorteada Não pode:
a) Ser proprietária (dona) de imóveis e nem possuir financiamento habitacional no país;
b) Ter sido atendida por algum programa habitacional para família de baixa renda.
Habilitação dos sorteados
As famílias sorteadas serão convocadas para fazer a habilitação, isto é, apresentar todos os documentos que comprovem as informações
prestadas na inscrição. Se forem habilitadas, elas estarão prontas para assinar o contrato de financiamento. Clique na imagem abaixo para ver galeria de fotos