Cinema: Fafit recebeu oficina do Pontos Mis

As Faculdades Integradas de Itararé – Fafit, através de parceria com a Prefeitura Municipal, recebeu na noite do dia 11 de maio, o Programa ‘Pontos Mis’, com a presença de Pedro Maciel Guimarães, doutor em Cinema e Audiovisual pela Universidade Sorbonne de Paris e Pós-Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e, também, curador de curtas metragens na Mostra de Cinema de Tiradentes.

O visitante ministrou uma oficina sobre curtas brasileiros e reuniu, no auditório Newton Marques, acadêmicos da instituição e comunidade em geral.

Nesse encontro os participantes puderam conferir alguns curtas brasileiros presentes nos mais importantes festivais mundiais da categoria e entender um pouco mais sobre esse universo da sétima arte.
Os curtas apresentados foram:
– ‘O Duplo’ (ficção)
Direção: Juliana Rojas
Ano: 2012

– ‘Marina não vai à praia’ (ficção)
Direção: Cássio Pereira dos Santos
Ano: 2014

– ‘E’ (documentário)
Direção: Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti, Miguel Antunes Ramos
Ano: 2014

– ‘Babás’ (documentário)
Direção: Consuelo Lins
Ano: 2010

– ‘Vó Maria’ (documentário experimental)
Direção: Tomás von der Osten
Ano: 2011.

– ‘Fantasmas’ (ficção)
Direção: André Novais Oliveira.
Ano: 2010.

Após a exibição dos curtas, Pedro esclareceu diferenças e similitudes entre os curtas de ficção e os documentários, traçando um perfil deste tipo de película. “O palestrante demonstrou total domínio da sétima arte e nos brindou com uma oficina brilhante que contribuiu para a formação acadêmica e humanística dos alunos”, finalizou o coordenador do curso de História, prof. Osvaldo Rodrigues Junior.
O Programa ‘Pontos Mis’ é promovido pelo Museu da Imagem e do Som, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e visa a formação de público e a circulação de obras do cinema através da circulação e difusão do audiovisual em diversas cidades do Estado.

Notícias relacionadas