Clínicos cubanos ampliam atendimento nos bairros de Avaré

Médicos atendem no Postão da Rua Acre e nas unidades do Paraíso, Jardim Brasil, Vera Cruz, Bairro Alto e Bonsucesso – Desde o começo de junho o atendimento nas unidades básicas de saúde de Avaré foi ampliado com as consultas assumidas pelo grupo de seis médicos cubanos. A presença dos novos profissionais do programa “Mais Médicos” do governo federal permitiu que a Prefeitura aumentasse para sete o número de equipes do programa Saúde da Família com a implantação na unidade do Bairro Duílio Gambini que assiste também os moradores de bairros vizinhos.
Os médicos de Cuba já atendem no Postão da Rua Acre e nas unidades do Paraíso, Jardim Brasil, Vera Cruz, Bairro Alto e Bonsucesso. Dão consultas de segunda às quintas-feiras entre 7h e 16h. Nas sextas-feiras, os seis profissionais frequentam um curso de especialização em Medicina Familiar promovido pelo Ministério da Saúde.

Mais saúde nos bairros
A expansão do atendimento nos bairros começou no início do mês passado com a implantação de mais uma equipe completa de Saúde da Família no Duílio Gambini, além de outra Unidade de Saúde da Família na Vila Operária. No Duílio, dois médicos atendem a comunidade diariamente das 7h às 17h,e um pediatra dá plantão nas quartas e quintas-feiras.
O sincronismo das duas equipes ESF no mesmo prédio tem sido fundamental para melhorar o atendimento dos moradores dos bairros Duílio Gambini, Santa Mônica, Jardim Presidencial e São Rogério. Já estão cadastradas cerca de 6 mil famílias.
As atividades simultâneas resultaram na instalação de um Centro de Referência do Tabagismo para acompanhar a recuperação de pacientes dependentes de nicotina. Outras melhorias a serem implantadas na unidade são a sala de vacina e uma central de esterilização.

OBRAS

A Prefeitura, prosseguindo seu cronograma de obras para o setor, já dá andamento às obras de construção de novos prédios das unidades de saúde dos bairros Plimec, Paraíso, Paineiras e Santa Elisabeth.

MEDICINA FAMILIAR

Pacientes atendidos nos bairros da periferia sentem-se satisfeitos com consultas com os profissionais contratados pelo programa “Mais Médicos”, todos com experiência internacional.

Os médicos conquistaram a simpatia de idosos que enfrentam doenças crônicas como hipertensão e diabetes. “Primeiro ouvimos as patologias e observamos os aspectos psicossociais”, observou o médico Damian Aldecoa Garcia. Com experiência de quinze anos em Medicina Familiar, ele responde pela unidade do Jardim Brasil.

Paciente da médica Yanaisa Fornares Preval, Ana Marques de Camargo passou por três consultas e declara com satisfação: “Ela nos dá muita atenção e transmite segurança, adorei!”. Compartilha dessa opinião o morador Aparecido Passarelli que gostou muito e espera que consiga melhorar a dor que sente nas pernas.  (Da Secretaria de Comunicação de Avaré-SP)

 

Notícias relacionadas