Coronel Macedo (SP) comemora 59 anos com presenças, pela primeira vez, de parentes e uma foto do fundador da cidade

135 fotos – Na quinta-feira (21), o município de Coronel Macedo completou 59 anos de emancipação político-administrativa, e para comemorar, a Prefeitura, através dos departamentos de Educação, Cultura, e Esportes, realizou uma série de atividades culturais e esportivas.

Para essa solenidade, realizada na manhã de quinta-feira, na praça Padre Elredo, a cidade, pela primeira vez na sua história, teve a honra de receber nessa data especial, parentes do fundador Joaquim José de Macedo “Coronel Macedo”, que foram criados longe e moram em SP.

São eles: Adriane Lupetti Mendes Marques (tetraneta), José Maria Mendes Marques, Dalva Maria Marques Longo, Marta Mendes Marques Adoglio, Antônio Carlos Martins Adoglio, e Mirtes Mendes Marques Gonçalves.

E dentre as autoridades locais estiveram, o prefeito José Roberto Santinoni Veiga “Betinho”, com a sua esposa e primeira-dama Luana Caroline Ribeiro Santinoni Veiga; a vice-prefeita Miltes Tonon; os vereadores Joaquim Valdecir Garcia, Clodoaldo Garcia, Edina Tonon, Fernandão Neres, o diretor de Cultura e Turismo Clodoaldo Franco e o secretário de Educação Jair Batagin Junior, junto com professores diretores e coordenadores de escolas e creches do município.

 Falando em nome da família do fundador, Adriane explicou como aconteceu essa aproximação com a cidade de Coronel Macedo.

Mas, antes, ela falou sobre a fotografia do Coronel Macedo, que eles cederam e o município passa a tê-la como um importante item do acervo histórico da cidade.

Ela contou que aquela foto era muito antiga e estava desgastada, mas que tinha conseguido a restauração e reprodução num tamanho maior, para que todos os macedenses pudessem conhecer quem era o fundador da cidade.

“E, olha só que coisa: eu passei anos tentando fazer a árvore genealógica da família, mas me faltavam algumas peças, e nunca tinha tempo de vir a esta cidade, atrás dessas peças. E então, esta cidade foi até mim.

Eu estava trabalhando na região de Alphaville, numa obra de crematório, e eu trabalhei um ano com um rapaz chamado Luiz Eduardo Machado, mais conhecido como o filho do José Luize Márcia (presentes), e um dia eu perguntei a ele de onde ele era, e ele me respondeu:

– De uma cidade que provavelmente você não conhece e acho que nunca ouviu falar dessa cidade, disse ele.

E eu falei: mas, onde?

– Coronel Macedo, respondeu ele.

Aí eu ri muito daquela situação e disse a ele: você não sabe o quanto eu ouvi falar dessa tua cidade, porque meu tetravô foi o fundador dela.

E daí ele me colocou em contato o Clodoaldo Franco (diretor de Cultura) e com Marcelo, e juntos, a gente conseguiu fechar as peças que faltavam para a árvore genealógica da nossa família.

Então, em nome de todos os Macedo-Mendes, eu quero agradecer. Aqui mesmo nesta rua residia o Pedro de Macedo Mendes, que a cidade muito honrosamente colocou o nome dele na rua ali na frente, né?

Era o tio Pedro, e eu ouvi tantas histórias da minha vó falando do tio Pedro, tia Clarinha, Maria Lúcia, tio Chico, e hoje a gente teve a oportunidade de estar aqui.

A vida levou minha avó para longe. Ela se chamava Maria Aparecida Mendes de Oliveira, e mesmo todos nós, que tenhamos sido criados longe desta cidade, nós estamos muito honrados. Falo isso em nome da família, e aqui dentro, nos nossos corações, todos nós somos macedenses, com muito orgulho! Muito obrigada a todos vocês”, concluiu ela, em agradecimento pela recepção.

O prefeito Betinho, por sua vez, entregou a ela uma placa em homenagem a eles, dizendo:

“O agradecimento e honra e toda nossa de poder receber vocês aqui. Muito obrigado, mesmo! É muito importante isso. É um marco na trajetória de Coronel Macedo neste dia, e a gente fica muito feliz.
Parabenizo o Zé Luiz com a Dona Márcia, que são grandes amigos, por, primeiro terem feito um grande menino (Luiz Eduardo), educado da melhor forma, e ele estar com vocês e fazer esse contato com o Clodoaldo (Cultura) e fazer tudo isso acontecer e culminar neste dia de hoje, que está sendo um dia maravilhoso e é um marco na história do nosso município”, encerrou o prefeito Betinho.

Complementando a sua fala, Betinho informou ainda que em breve serão divulgadas as datas para realização dos tradicionais shows musicais, que excepcionalmente neste ano deixaram de ser realizados, por já haver outros shows em cidades vizinhas, na mesma data.

Notícias relacionadas

Se inscreva
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments