Coronel Macedo (SP) comemora 59 anos de emancipação político-administrativa, nesta quinta-feira (21)

História do município, por Clodoaldo Franco – O Povoado de Coronel Macedo, originou-se em 08 de dezembro de 1891 com seu primeiro nome sendo Patrimônio de Nossa Senhora do Rio Verde. Este primeiro nome foi em razão de todo este local naquela época pertencer a São João Batista do Rio Verde que era o antigo nome de Itaporanga SP na qual esta região pertencia.

No então Patrimônio foi erguido um cruzeiro onde posteriormente se construiu uma capela onde eram rezados terços quinzenalmente, capela esta que recebeu a denominação de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do lugar. Posteriormente o local passou a ser chamado de Patrimônio de Nossa Senhora da Conceição. O nome Patrimônio de Nossa Senhora da Conceição foi em homenagem à data de sua fundação ocorrida em 08 de dezembro, dia este que é comemorado em todo mundo o dia de Nossa Senhora da Conceição.

Os primeiros povoadores do novo vilarejo vieram de Minas Gerais em busca de terras férteis para a agricultura, destacando-se entre eles, os Srs. Antonio Batista Veiga, Pedro Américo da Veiga, Francisco Garcia e Calixto Clemente de Almeida, no qual adquiriram as primeiras terras na região, tornando-se desbravadores naquele período e incentivando a agricultura que predomina até os dias atuais no município.

No início de sua formação, provavelmente no ano de 1893 passa pela localidade o Almirante Custódio José de Melo e sua comitiva. Custódio era o líder da Revolta da Armada que ocorria no Rio de Janeiro. Nos primeiros dias de novembro daquele ano, Custódio José de Melo e outros oficiais dirigiram-se para o Sul com o objetivo de se unir aos federalistas gaúchos, em guerra contra o governo do Rio Grande do Sul. E foi provavelmente nesta vigem rumo ao sul que Custódio José de Melo e seus homens teriam passado pela localidade, cometendo arbitrariedades contra os moradores do antigo povoado, que fugiam apavorados do local, e por esse fato a localidade passou a ter o apelido de Revolta.

A elevação do antigo Patrimônio a Distrito de Itaporanga ocorreu no ano de 1910, após pedidos em um abaixo-assinado dos moradores do povoado da época, e através da apresentação do Projeto de Lei n.º 42 na Assembleia Legislativa Estadual pelo então Deputado Acácio Piedade na qual solicitava que o local passasse a se chamar Coronel Macedo em homenagem ao grande chefe político e de influência da região, Joaquim José de Macedo, que era conhecido por Coronel Macedo e havia falecido em 8 de setembro de 1910. Após a apresentação, o referido Projeto é aprovado e o local passa a ser Distrito de Itaporanga com o nome de Coronel Macedo através da Lei Estadual n.º 1239 de 23 de dezembro de 1910 com o seguinte texto:

“Fica criado um distrito de paz no município e comarca de Itaporanga, sob a denominação de Coronel Macedo. As suas divisas serão as seguintes: Começando na Serrinha, na estrada do Taquari para Itaporanga, onde dividem os distritos desta com a daquela localidade até o córrego do Lajeadinho, seguem por este córrego acima até a sua nascente e dali seguem rumo direito ao espigão que verte para o Ribeirão do Lajeado, entre este e a morada de Francisco Rodrigues Pimentel, seguindo rumo direito no cafezal de Vitorino Pereira Garcia, continuando até o Ribeirão Branco, passando pelo lado de cima da morada da viúva de Antonio Pedro, e continuando até encontrar a divisa do distrito de Taquari, e por esta até a estrada de Itaporanga para Taquari, na Serrinha, onde começaram estas divisas”.

O local foi elevado à categoria de município com a denominação de Coronel Macedo, por Lei Estadual nº 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembrado de Itaporanga e Taquarituba. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação oficial ocorreu no dia 21 de março de 1965.

Notícias relacionadas

Se inscreva
Notificação de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments