Creche/Escola “Prefeito Hernani Camargo é inaugurada

Prefeito-Hernani-Camargo_529x480DSC08062_640x480DSC08070_640x480DSC08063_640x480DSC08064_640x480

Com a presença da comunidade, o prefeito Zé do Nute inaugurou na noite deste sábado, 6, a Creche/Escola “Prefeito Hernani Camargo”. Estiveram presentes os familiares do homenageado – o pai Herculano Camargo, a mãe Evelise Camargo e filhos, a esposa Edna Camargo e o filho Mateus Camargo . A creche/escola inaugurada foi construído de acordo com o programa federal Proinfância, cujo o principal objetivo é prestar, com recursos federais, assistência financeira aos municípios para garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública. Ao final, veja galeria com mais de 80 fotos

DSC08062_640x480

DSC08068_640x480Sob os trabalhos da mestre-de-cerimônia Diná Lara, animando o evento se apresentaram o Projeto Guri, A Banda Musical Municipal e as crianças da Creche Municipal "Professora Sandra Regina Pires".

DSC08118_640x480Em seguida, falaram sobre o evento Jucinéia de Oliveira Lara ( secretária municipal de Educação), Fernando Marques ( secretário municipal do Desenvolvimento Social), Pe. João Batista(pároco do município), o vereador Elias Lago Alves(presidente da Câmara Municipal), o deputado estadual Edson Giriboni (secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos), o prefeito Zé do Nute, e finalizando, o jovem Mateus Camargo, filho de Hernani Camargo, que falou em nome da família, agradecendo a homenagem.

DSC08048_640x480

Estiveram também na solenidade o vice-prefeito de Itaporanga, Gezuíno Rovides, o prefeito de Barão de Antonina, Silvio Melo, vereadores, ex-vereadores, professores e diretores de escolas, secretários municipais e um grupo da cidade Estância Hidromineral de Águas de Santa Bárbara, composto por Sônia (diretora de EMEF), Márcia (diretora de EMEI), Meire e Sirlene (coordenadoras de educação) e o vereador Fábio Glaser, que vieram para conhecer e saber detalhes do projeto, construção e funcionamento da creche que estava sendo inaugurada.

DSC08069_640x480

O prefeito junto com o pessoal de engenharia prestou uma homenagem aos familiares – à viúva e filha – do operário José Sandro Gonçalves, que como mestre de obra teve participação importante naquela construção, mas veio a falecer por problemas de saúde.

DSC08104Em sua fala, a secretária Jucinéia, dentre outras ações empreendidas pela atual administração, que vem desde 2005, no setor de educação, ressaltou os resultados, que auxiliaram a elevar o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano do Município, de médio, para alto IDH nos últimos 10 anos.

DSC08112_640x480O secretário Edson Giriboni disse que trazia os cumprimentos do governado Geraldo Alckimin e destacou a sua parceria com Itaporanga, iniciada ainda no primeiro mandato de Hernani Camargo, continuada com o prefeito Zé do Nute, que então era vice-prefeito e assumiu em março de 2009, após o falecimento de Hernani Camargo, por doença.

Giriboni ressaltou a forma ética e organizada de trabalhar da dupla Hernani/Zé do Nute, os quais sempre souberam superar as dificuldades dos cargos, vencendo-as com muito trabalho e perseverança para trazer benefícios para Itaporanga. “Todos sabem o quanto é difícil e demorado, por causa a burocracia necessária dos convênios e trâmites para finalmente realizar uma obra ou adquirir um bem para o município”, lembrou ele, parabenizando a administração pela conquista.

Segundo ele, investir em educação é também investir na saúde, pois a primeira acaba colaborando com a redução da mortalidade infantil e outras doenças. Isso faz reduzir surgimento de doenças e as necessidades de internações hospitalares. Os países que mais se desenvolveram foram os que mais aplicaram em educação”, concluiu.

DSC08114_640x480Por sua vez, o prefeito Zé do Nute discorreu sobre as dificuldades que acabaram demorando a conclusão daquela creche: primeiro, a empreiteira que venceu a licitação não conseguiu executar a obra. Depois, foi aberta nova licitação e a segunda empresa também desistiu por não conseguir tocar adiante. “Tudo isso tem formalidades legais para serem obedecidas e cumpridas, trâmites na justiça e etc. Mas não desistimos. Viajamos várias vezes à Brasília para resolver isso, até que finalmente obtivemos autorização para tocarmos a obra com os nossos próprios pedreiros, ajudantes e engenheiros. Por falta de informação, equivocadamente muitos falavam que a demora era por culpa da administração que não se empenhava, o que não era verdade”, esclareceu.

Zé do Nute não falou, mas vale destacar que esta de Itaporanga é a primeira a ficar pronta e a ser inaugurada nesta região. Muitos municípios foram contemplados com esse programa do governo federal, chegaram a iniciar a obra, mas acabaram parando justamente por problemas, ora com as empreiteiras contratadas, ora por outros problemas relacionados aos convênios.

Zé do Nute informou que até o dia 1º de outubro – depois de uma autorização da Secretaria Estadual de Educação, e da aprovação, pela Câmara Municipal de Itaporanga, de um projeto de lei criando esta nova escola –  a creche já inicia as atividades, transferindo para elas as crianças que moram naquela região – Vila Alvorada, BNH, os dois CDHUs e o IAFAM, que atualmente estão na Creche “Professora Sandra Regina Pires”.
“Tínhamos no município uma fila de espera com 70 crianças aguardando vagas em creche. Agora essa demanda vai ser atendida”, assegurou.

O prefeito itaporanguense falou também sobre outras creches como a reforma e ampliação da do Bairro Rio Verde e Bairro Santo Antonio. E outras como a construção em andamento de uma UBS – Unidade Básica de Saúde na Rua Dr. Felipe Vita (no terreno do antigo fórum), e uma nova que vai ser iniciada em breve no CDHU, de pavimentação de ruas e de caminhões novos que deverão chegar em breve para serem incorporados à frota municipal para assim poder prestar um serviço melhor aos munícipes, sobre a quantidade de veículos no início da administração e a frota atual. Citou os três veículos 0Km que estavam expostos no pátio da creche.

Disse que as críticas construtivas são bem-vindas e ajudam, mas outras não, como é o caso de comentários sem razão pela cidade alegando que a máquina pública municipal estaria inchada por excesso de servidores. “Ora, é natural que para ampliarmos a oferta de serviços e atendimentos à população tenhamos que abrir concurso público e contratar. Antes tínhamos muito pouco. Agora temos o SAMU que para mantê-lo em funcionamento necessitamos de funcionários, os veículos escolares, motoristas, monitores; os quatro PSFs, com agentes de saúde, enfermeiros, técnicos e assim por diante. Esta creche por exemplo vai necessitar de 20 funcionários, entre atendentes, professores, pessoal de limpeza, pessoal de administração e etc.”, contestou.  

{vsig}galerias/inaug-red{/vsig}  

Notícias relacionadas