CTG Brasil faz doação de testes de Covid-19 para Santa Casa de Ourinhos

Empresa opera oito usinas hidrelétricas no Rio Paranapanema. Com tecnologia totalmente brasileira, os testes foram desenvolvidos em parceria com SENAI Departamento Nacional, SENAI CETIQT, ABDI, LECC-UFRJ, Bio-Manguinhos-Fiocruz e Advagen Biotech

A CTG Brasil, umas das líderes em geração de energia limpa no País, realizou a doação de 1.860 testes de Covid-19 para a Santa Casa de Ourinhos nesta quinta-feira (18). O município está localizado na região do Rio Paranapanema, onde a empresa opera oito usinas hidrelétricas, entre elas Chavantes e Salto Grande.

Buscando oferecer soluções práticas para o combate à pandemia de Covid-19, a CTG Brasil firmou parceria para a produção dos kits de testagem com o SENAI Departamento Nacional, Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Bio-Manguinhos/Fiocruz, Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a empresa de biotecnologia Advagen Biotech.

A parceria permitiu o desenvolvimento de dois tipos testes sorológicos com insumos totalmente nacionais, de baixo custo, e com a obtenção de resultados em poucas horas (teste ELISA) ou em alguns minutos (testes rápidos). A eficácia dos testes, que permitem a detecção específica dos anticorpos (imunoglobinas IgG), atingem os índices de sensibilidade de 91,4% e especificidade de 95,5% no caso dos testes ELISA, e sensibilidade de 91,6% e especificidade de 99% no caso dos testes rápidos.

Desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil e diante do crescente número de casos, a CTG Brasil tem buscado contribuir com iniciativas de responsabilidade social que ajudem os municípios, principalmente nas regiões de atuação da empresa, a combater o coronavírus.

“A Santa Casa de Ourinhos, um dos municípios do entorno das nossas operações, tem sido referência na região para o atendimento e tratamento de pacientes com Covid-19. Esperamos que a doação beneficie toda a população dessa localidade, ampliando a testagem e contribuindo para o controle da disseminação do vírus”, reforça Salete da Hora, diretora de Marca, Comunicação e Sustentabilidade da CTG Brasil.

A produção de testes sorológicos para diagnóstico de Covid-19 é um dos projetos de inovação que fazem parte da parceria entre CTG Brasil e SENAI para apresentar soluções de combate à pandemia. Também estão em andamento iniciativas que contemplam uso de inteligência artificial para monitoramento das condições de saúde e segurança de profissionais nas usinas, e desenvolvimento de túnel de desinfecção, e outras que já foram concluídas, como a produção de 18 mil litros de álcool 70° GL gel e líquido para utilização nas usinas da CTG Brasil e doação a entidades próximas às hidrelétricas Ilha Solteira e Jupiá.

Os investimentos da CTG Brasil fazem parte dos recursos financeiros destinados ao Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Foto (da esquerda para a direita): Viviane Barros, secretária municipal de Assistência Social; Cássia Palhas, secretária municipal de Saúde; Natalia Caldeira, Relações Institucionais da CTG Brasil; Fernando Alberto Paderno de Abreu, administrador Geral da Santa Casa de Ourinhos; André Constante, secretário municipal de Gabinete; e Danilo Ferreira, secretário municipal de Esportes.

Sobre a CTG Brasil

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Segunda maior geradora privada de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,28 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Notícias relacionadas