Apresentado pelo vereador Júnior Guari (PMDB) foi aprovado na Câmara de Itapeva, projeto de lei que autoriza o Executivo Municipal a implantar cursos extracurriculares na rede municipal de ensino relacionados a noções de agricultura. A proposta tem como objetivo oferecer às crianças e adolescentes subsídios sobre o meio ambiente, técnicas agrícolas, ecoturismo, agropecuária e cooperativismo.
Os cursos serão oferecidos, preferencialmente, aos alunos das escolas localizadas na zona rural. Fica a cargo das Secretarias Municipal da Agricultura e Educação a aplicação dos cursos, bem como estabelecer a carga horária, período e duração.
Os monitores que irão ministrar as aulas terão treinamento junto à Secretaria Municipal da Agricultura e à Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o SEBRAE.As despesas decorrentes da execução da presente Lei, correrão por conta das dotações orçamentárias previstas na Secretaria Municipal da Educação.
Segundo o vereador Júnior Guari, a inclusão de cursos extracurriculares relacionados à Agricultura na rede municipal de ensino vem resgatar e promover o respeito às atividades rurais, além de incentivar os alunos a optar pela vida no campo.
Além disso, os cursos serão importantes para o aprendizado dos alunos, pois contribuirá sobremaneira para a ampliação dos conhecimentos sobre o setor primário e tantas profissões ligadas à agricultura, possibilitando que os estudantes conheçam as oportunidades oferecidas no campo.
Ressaltou Júnior Guari, que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação garante a valorização da experiência extracurricular, através de práticas sociais que devem ser estimuladas pelo Poder Público.