De 11 para 19 vereadores em Botucatu: dois parlamentares querem discutir isso com a sociedade

Depois de Itapeva(88.187 habitantes) que discute o aumento do número de vereadores de 11 para 17, agora chegou a vez de Botucatu(129.298 habitantes) discutir o seu aumento, de 11 para 19 vereadores, de acordo com o que permite a Constituição. Porém, como se trata de uma polêmica, impulsionados pelos órgãos de comunicação do município, dois vereadores – Professor Nenê(PSB) e Abelardo(PV), 

querem discutir o assunto em audiência pública, com a presença de todos os seguimentos da sociedade botucatuense. 


A população botucatuense já tem dia e hora marcados para opinar e debater sobre um possível aumento no número de parlamentares na Câmara Municipal de Botucatu. A alteração passaria a valer a partir da próxima legislatura.
Isso porque, nesta semana, os vereadores Professor Nenê (PSB) e Abelardo (PV) confirmaram a Reunião Pública para discussão do tema para o dia 31 de agosto, na sede do Legislativo botucatuense.

A solicitação foi efetuada pelos parlamentares por meio do requerimento nº 712/2011, endereçado à Presidência da Casa, na Sessão Ordinária legislativa realizada no dia 8 de agosto.
De acordo com os idealizadores do encontro, vereadores Professor Nenê e Abelardo, a proposta de realização da Reunião Pública surgiu a partir de reivindicações dos veículos de comunicação da Cidade, que têm frequentemente debatido a questão. 

Neste contexto, os vereadores acreditam que a realização de uma Reunião Pública pode ser bastante produtiva para que todos os setores da sociedade possam mostrar e discutir seus posicionamentos. “É fundamental que os vereadores escutem a opinião da população para tomar suas decisões”, coloca. “E é isso que estamos tentando fazer, ou seja, proporcionar um espaço para que a comunidade botucatuense possa defender suas opiniões”, finalizam os vereadores Professor Nenê (PSB) e Abelardo (PV). 

Número de cadeiras – Em setembro de 2009 passou a vigorar a Emenda Constitucional nº 58, que define o número de parlamentares municipais com base no tamanho habitacional da Cidade. Conforme a nova legislação, Botucatu pode passar a contar com até 19 vereadores. Atualmente, a Câmara Municipal de Botucatu é composta por 11 parlamentares.

Serviço – A Reunião Pública que vai discutir um possível aumento no número de vereadores será realizada na quarta-feira (31 de agosto), à partir das 17h, na sede do Legislativo botucatuense – Praça Comendador Emílio Peduti, nº 112, Centro. (Com a Assessoria de Imprensa da Câmara de Botucatu)

 

Notícias relacionadas