Deputado paranaense alerta sobre privacidade na Internet

Deputado Nereu Moura_foto Everson BressanAtualmente, a maioria da população brasileira está usando a internet e isso tem causado uma preocupação muita grande. O uso da tecnologia ultra conectada e fragmentada deixa os consumidores expostos a dúvidas, frustrações e outras questões de risco a privacidade. Para o deputado Nereu Moura, “a inclusão digital que atingiu 72% dos…

brasileiros, trouxe consigo alguns problemas preocupantes porque hoje vivemos em praticamente um “Big Brother”. Com as ferramentas disponíveis através da internet, as pessoas podem bisbilhotar a vida de quase todo mundo, é impossível manter a privacidade”, afirma. Razão pela qual, com a chegada do avanço tecnológico e utilização da internet em grande escala vieram junto os problemas.

Cerca de 46% das pessoas admitem estarem cada vez mais preocupados com a proteção de seus dados e a possibilidade que companhias usem essas informações indevidamente, 69% acreditam que o avanço da tecnologia causará ainda mais intromissão na vida pessoal. 90% dos usuários da internet declararam que não se sentem a vontade quando precisam fornecer informações pessoais em troca de um serviço, 79% já cancelaram programas de algum aplicativo ou software pelo fato de requisitarem acesso as informações e 16% dos brasileiros não conhecem as configurações de privacidade das principais redes.

“A internet é um instrumento muito necessário, é tecnologia a nossa disposição, porém  com ela vem os problemas. Hoje existem bandidos por toda parte, ladrões especializados em internet que utilizam desse instrumento para fazerem o mal, roubar dados para acessar contas bancárias e até emitir notas promissórias”, afirma. “Não tem legislação que proíba a invasão de privacidade. Há de se cuidar, porque os espertalhões estão por todas as partes. É preciso ficar alerta”, finaliza Nereu Moura. (Da assessoria do deputado)

Notícias relacionadas