Desfile marca aniversário de 243 anos de Itapeva

DSC_0091O clima foi de festa na última quinta-feira, 20 de setembro, na Avenida Acácio Piedade, em Itapeva. Tudo para comemorar o 243º aniversário do município. Cerca de 20 mil pessoas lotaram o local para prestigiar o tradicional desfile cívico organizado pela Prefeitura de Itapeva, através das Secretarias Municipais da Educação e de Cultura e Turismo.

Diversas autoridades locais, entre elas o prefeito Luiz Antonio Hussne Cavani e seus secretários, se fizeram presentes.

Com o tema Luz, Câmera, EducAção alunos do ensino fundamental I e II das escolas municipais percorreram a avenida expondo, de forma bastante criativa, com teatro e dança, clássicos do Cinema. Tudo em grande estilo.
Mais de cinco mil alunos participaram da festa. No total, o desfile foi formado por 10 blocos.

Após a entoação do Hino Nacional, feita pelo trompetista Emerson Urba, os alunos da Escola Municipal de Formação Musical Prof Hugo Belézia abriram o desfile tocando famosas trilhas sonoras de filmes.
A Guarda Civil Municipal e o pelotão dos Desbravadores foram os primeiros a desfilar.

A comissão de frente foi formada pelos alunos do Recanto do Menor e pelo grupo Recanto do Menor, que apresentaram filmes musicais. A APAE veio logo atrás com pout porri cenográfico.

O primeiro bloco – Década de 20 – foi composto pelas EMs Ministro Sergio Motta (O Garoto) e Prof Luiz Gonzaga Dias Monteiro (O Fantasma da Ópera).

A ETEC Dr Demétrio Azavedo Junior abriu o segundo bloco – Década de 30 – com o tema Frankenstein, seguido das EMs, Francisco Prado Margarido (Branca de Neve e os Sete Anões), Prof Rubens Fernando de Almeida (O Mágico de OZ) e José Mokarzel (O Corcunda de Notre Dame).

O Grande Ditador e A Bela e a Fera foram representados por alunos das EMs Dom Silvio Maria Dário e Nair Rodrigues Queiroz no terceiro bloco – Década de 40.

Em seguida, no bloco quatro, as EMs Antonio Carvalho Felippe e Prof Genésio de Moura Muzel trouxeram a avenida, respectivamente, os temas Alice no País das Maravilhas e Peter Pan.

Distribuindo chocolates pela avenida, os alunos da EM Prof Celso Duch Villar mostraram as delícias do filme A fantástica fábrica de chocolate no sexto bloco – Década de 70.

Indiana Jones e os caçadores da arca perdida foi o tema da EM Carlinda Gomes Rolim no bloco sete – Década de 80 – seguido dos Caças Fantasmas apresentado pela EM Profª Ivis Piedade Marques.

O oitavo bloco – Década de 90 – trouxe a avenida a magia do filme Rei Leão (EM Antonio Felippe), Toy Story (EM Profª Leonor Cerdeira) e Matrix (EM Prof Mauro Albano).

As EMs Prof Newton de Moura Müzel, José Lopes Fernandez, Raphael Fabri Netto, Cel Acácio Piedade, Saturnino Lima Araujo, Prof Antonio Maisano e Prof Hélio de Morais desfilaram no nono bloco – Década de 2000 – com os temas O Auto da Compadecida, Shrek, Piratas do Caribe, Crônicas de Nárnia, Up nas Alturas, Avatar e Rio.

Alunos do Brasil Alfabetizado (BA) e integrantes do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Itapeva (IHGGI) abriram o décimo e último bloco. Em seguida, desfilaram ADESAI, Secretaria Municipal da Saúde e Esporte, Instituto de Educação Ambiental, PETI, UNINTER, Rotary Club, Apeoesp e Banda Marcial Paineira Centenária.

A festa foi encerrada com o desfile da frota municipal das Secretarias Municipal da Educação e Transportes.
O destaque, mais uma vez, ficou para o empenho de todas as escolas na preparação de seus alunos e dos temas desenvolvidos por cada uma delas e também para o Centro de Formação Pedagógica, da Secretaria Municipal da Educação, por toda a organização apresentada.

Para a secretária municipal de Educação, Selma Cravo, comemorar o aniversário de Itapeva com arte foi uma forma de expressão de amor a cidade. “Sentimos orgulho por ver o maravilhoso desempenho de todos no desfile. Eles foram os autores e atores que, através da arte, mostraram a habilidade humana de criar, inventar e contar história. Isso é educação. Isso é vida”, finalizou. Alene Santos, da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Itapeva – Fotos: Alene Santos e Tamara Freitas.

DSC_0071DSC_0083DSC_0089DSC_0091DSC_0101DSC_0457DSC_0666DSC_0676DSC_0679DSC_0706DSC_0715DSC_0746DSC_0807

Notícias relacionadas