Educação de Itaporanga é contemplada com o Projeto Brincar

A Educação Infantil municipal de Itaporanga é contemplada com formação continuada a seus profissionais, através de parceria entre o Cenpec(Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Fundação Volkswagen e a Prefeitura Municipal, com o Projeto Brincar, que é uma proposta de formação voltada para professores, gestores e

representantes de secretarias municipais, para o aprimoramento de suas práticas com relação ao desenvolvimento de atividades lúdicas, expressivas e recreativas com as crianças, onde procura oferecer um repertório de brincadeiras, jogos e brinquedos da cultura brasileira e estimular a reflexão sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil.

A secretária da Educação Jucinéia de Oliveira Lara, diz que esta é mais uma de tantas conquistas que a educação municipal vem alcançando, com o total apoio do prefeito municipal José Carlos do Nute Rodrigues. "Depois de várias tentativas finalmente conseguimos trazer para os profissionais da educação municipal o Projeto Brincar, que tem como maior objetivo levar ao ambiente escolar o brincar e a ludicidade. Sabemos que o brincar e a ludicidade tem  grande importância no desenvolvimento cognitivo e social da criança; no brincar a criança desenvolve sua linguagem ao se comunicar com a outra criança ou adulto. Dessa maneira ela passa a entender o mundo e a desenvolver seu conhecimento, por tanto precisamos colocar a brincadeira como nossa parceira na educação para que a aprendizagem seja mais prazerosa. O lúdico como ferramenta facilita o trabalho do educador no processo de desenvolvimento do conhecimento, além de valorizar a criatividade da criança. Nos encontros de formação do projeto estão participando, gestores da Secretaria da Educação e escola, que posteriormente repassarão a formação para toda rede municipal de educação infantil. Também estão participando dos encontros professores da Educação Infantil, que é um diferencial de outras formações, pois reconhece-se que é o professor que está envolvido todos os dias  diretamente com a criança", finaliza a secretária da educação.

<Digimax S600 / Kenox S600 / Digimax Cyber 630>

Notícias relacionadas