Filme Across the Universe dá início às sessões de cinema na FAFIT

Na noite do último sábado, 26 de março, o auditório das Faculdades Integradas de Itararé – FAFIT se transformou em uma sala de cinema para abrigar o projeto “Cinema e História”. O filme Across the Universe (Em todo o universo) foi a primeira, de quatro películas que serão apresentadas neste primeiro semestre de 2011.  Prof. João Tiburcio(foto). "É importante integrar a faculdade com a comunidade"

Para a primeira noite do projeto compuseram a mesa, o coordenador do curso de Licenciatura em História, Ms. Osvaldo Rodrigues Junior, a idealizadora do projeto, profa. Ms. Denise Pereira e a debatedora convidada, profa. Ms. Janaína de Paula do Espírito Santo, da Universidade Estadual e Ponta Grossa.  
 
 
Professores Denise Pereira, Oswaldo Rodrigues Jr. Janaína de Paula
A abertura do evento foi feita pelo diretor acadêmico da FAFIT, Edson Makoto, que em nome das Faculdades Integradas de Itararé parabenizou os organizadores do projeto pela iniciativa, dizendo que é um momento extraordinário de congraçamento e cultura. “Esta sim, é a verdadeira responsabilidade social de nossa instituição”, ressalta Makoto.
 
 
Público presente na exibição
Em seguida, a idealizadora do projeto, profa. Denise Pereira expôs o objetivo principal do “Cinema e História”, que é de incentivar a cultura e proporcionar cinema a uma cidade que não tem. “Essa é a nossa real intenção”, comenta. Explica ainda, que a ideia do projeto surgiu quando entrou para o quadro de professores da FAFIT e leu que a missão da instituição é contribuir na formação integral de cidadãos, por meio da produção e difusão do conhecimento da cultura. “Desta forma, percebi que deveríamos enfrentar o déficit cultural da população de Itararé e região, desenvolvendo um projeto cultural na área de cinema”, diz a professora. 
 
Após a explanação da profa. Denise, o coordenador do curso de História, Osvaldo Rodrigues, agradeceu todos os envolvidos na organização do projeto e aos patrocinadores.
 
Ainda na abertura do evento, a platéia contou com as palavras do Prof. João Tiburcio, sócio fundador das Faculdades Integradas de Itararé, que elogiou o evento pelo seu objetivo. “É muito importante integrar a faculdade com a comunidade”, comenta.
 
Após a apresentação do filme, o público participou de um debate com a profa. Ms Janaina de Paula do Espírito Santo, no qual puderam, através de perguntas à debatedora, agregar muito conhecimento.
 
Para Osvaldo Rodrigues, foi desta forma, que em sua opinião, o projeto alcançou seu objetivo, de fomentar a cultura a toda a comunidade, pois houve significativa participação do público presente. “Assim ficamos muito satisfeitos com a primeira apresentação. Superou nossas expectativas”, comemora o coordenador. 
 
Carlos Eduardo, acadêmico do 1º semestre de Direito parabenizou o projeto e a escolha da primeira película. “Foi muito bom. Escutei muitos comentários iguais da platéia presente. Tem que ter sempre esse evento em Itararé”, comenta o aluno.
Já para o acadêmico do 1º semestre do curso de Licenciatura em História, Eduardo, a ideia do projeto é muito importante por trazer a comunidade à instituição. “O ‘Cinema e História’ conseguiu o que a faculdade queria há tempos, como ressaltou o prof. Tiburcio”, diz 
 
Também na platéia estava o diretor do Colégio FAFIT-OBJETIVO, e do Colégio XXV de Abril, Aristeu Adão Duarte, que disse que o projeto é incrível. “Está iniciando um novo capítulo na história dos 40 anos da FAFIT. Além de dar uma injeção de ânimo na cultura de Itararé, pois será um espaço, aberto à comunidade para falar de cinema, aprender sobre cinema e curtir cinema como uma arte necessária em nossas vidas”, comenta o professor.
 
Segundo a debatedora, profa. Janaína, o projeto é uma iniciativa extremamente louvável. “Entendo que um dos principais desafios que se delineiam hoje é justamente promover o diálogo entre comunidade e produção acadêmica. O presente projeto, ao abarcar essa necessidade universaliza a ação da faculdade”, ressalta.     
 
Janaína comenta ainda, que surpreendeu-se positivamente com a inserção da comunidade e o nível de questões levantadas durante o debate. “Foi muito gratificante para mim, enquanto pesquisadora de indústria cultural participar desta sessão” comenta.   
 
A próxima sessão está agendada para o dia 30 de abril, às 19 horas. Os ingressos são distribuídos gratuitamente na coordenação do curso de História. 
 
A próxima película a ser apresentada será definida através de uma enquete que está disponível no site da instituição www.fafit.com.br. O resultado sae no dia  04 de abril. Mais informações pelo fone (15) 3531-8484 – (Vanessa P. Souza Ferraz, da Assessoria de Imprensa FAFIT)
 

 

Notícias relacionadas