Itaporanga 170 anos: missa de Ação de Graças

 

Com a presença do prefeito Zé do Nute e do vice-prefeito Gezuíno Rovides, vereadores, funcionários da Educação e a população em geral, foi celebrada na noite desta sexta-feira (21/08) pelo pároco padre João Batista, Missa de Ação de Graças pelo aniversário de 170 anos de fundação de Itaporanga.

Coincidentemente, nesta data 21/08 o celebrante padre João Batista também faz aniversário, 58 anos. Ele nasceu em 21/08/1957 na cidade de Cururupu-MA, a 2.971 quilômetros de Itaporanga.

Na homilia, o sacerdote falou sobre o primeiro pároco de Itaporanga, Frei Pacífico de Monte Falco, o fundador da cidade. Disse que nesses 170 anos ele (João Batista) era o 36º pároco e o 1º com o nome de João Batista, padroeiro da cidade. Falou também dessa coincidência dele ter nascido na localidade distante quase 3.000 quilômetros e ter vindo para uma cidade que foi fundada no mesmo dia do seu nascimento.

O padre João Batista e o prefeito Zé do Nute falaram sobre a cidade de Itaporanga.

No ofertório, foram levados ao altar uma pedra (simbolizando o nome indígena Itaporanga, que significa pedra-bonita, e os produtos milho, feijão e mandioca simbolizando os alimentos produzidos pela agricultura local e mais os objetos sacros utilizados em uma celebração de missa.

A Secretaria de Educação, através da servidora Marimê, prestou uma longa homenagem ao padre, lembrando de sua importância para a comunidade católica itaporanguense, finalizando com um agradecimento.

Ao final, na sacristia o padre recebeu os cumprimentos .

Notícias relacionadas