Itaporanga comemora seus 173 anos de fundação com Feira Cultural

Fundada em 21 de agosto de 1845, Itaporanga teve sua história e desenvolvimento voltados à agropecuária. Hoje, com a conquista do MIT (Município de Interesse Turístico), a cidade passa a explorar suas riquezas naturais, culturais e religiosas, atraindo turistas de todos os lugares para a Abadia de Nossa Senhora de Santa Cruz, suas capelas e grutas, para as tradições indígenas da aldeia Tekoá Porã, para a bela Represa de Chavantes que banha os bairros São Sebastião, Santo Antônio, São Cristóvão e Remédio, e para o Morro do Defunto e seus paredões de pedra e cavernas.

Para comemorar essa conquista e seus 173 anos de fundação, o município realizou sua 2ª. Feira Cultural, Artesanal, Gastronômica e Turística, na Praça João Abdallah, durante todo o dia de 21 de agosto, para dar oportunidade e visibilidade a seus artistas locais, com apresentações musicais, exposição de artesanatos e praça de alimentação com produtos caseiros da melhor gastronomia caipira local.

A Feira foi uma organização da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e da Secretaria Municipal da Educação, com participação ativa das demais secretarias.

Neste ano, a Feira Cultural trouxe novidades: o Ecoponto de troca de garrafas pet por mudas de árvores, produzidas no viveiro municipal, na campanha “Adote uma Árvore!”, e a inauguração da Internet Gratuita na praça, uma conquista do vereador Fábio Benini com o apoio do prefeito Vilson Cacheta. Agora todos podem acessar a internet na Praça João Abdallah, conectando-se a rede wi-fi “Visite Itaporanga”.

Além dessas novidades, a feira contou também com stands sobre o Turismo em Itaporanga, a Associação dos Profissionais de Reciclagem, explicando como funciona a coleta seletiva na cidade, e a equipe técnica do Projeto Angra Doce, na qual Itaporanga faz parte juntamente com outras 9 cidades do estado de São Paulo, dando informações sobre este projeto na Represa de Chavantes, que busca o desenvolvimento e melhor qualidade de vida aos municípios que o compõem.

Este ano, também, a Feira Cultural contou com a participação de todas as escolas, secretarias municipais e entidades locais para um projeto de exposição artística, onde cada instituição entregou um presente para nossa cidade, com o tema: “O que queremos para Itaporanga?”. O objetivo é simbolizar o tema escolhido por cada instituição através da arte, chamando a atenção, assim, para uma reflexão dos munícipes: Será que todos estão fazendo a sua parte como cidadão? O que todos querem para Itaporanga? Essas caixas presentes, entregues para o prefeito Vilson Cacheta e para a 1ª Dama Luciana Leite durante as apresentações, ficaram expostas na feira e estarão em exposição de quinta a sábado (de 23 a 25 de agosto) no Calçadão, no centro da cidade, para apreciação de todos, numa verdadeira exposição de arte a céu aberto.

Estiveram presentes ao evento os vereadores e secretários municipais, diretores e coordenadores de todas as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, alunos e familiares, além de representantes religiosos e personalidades históricas do município, como o Professor João Castilho, homenageado pela escola Cel. Vicente Russo por ser o descobridor da data correta da fundação de Itaporanga.

A abertura da Feira se deu com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, junto à execução dos hinos nacional e do município de Itaporanga. Após, houve uma benção do Padre João Batista e do Pastor Leonel de Freitas, finalizando com a fala do prefeito municipal Vilson Cacheta sobre as conquistas de Itaporanga nos últimos meses e parabenizando o município por mais um aniversário.

Após a abertura, foi dado o início às apresentações musicais e teatrais das entidades e escolas do município, cada uma com um tema:

Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), com o tema “O que a Apae espera de Itaporanga? Ser vista, ser ouvida e ser reconhecida!”

Creches Hernani Camargo Prefeito, Infância Feliz e Maria José Augusto, do bairro Rio Verde, com o tema “A importância da prática de esportes na primeira infância”.

Escola Municipal Padre Osvaldo Guedes Paulo, com o tema “Lazer”.

Escola Municipal Cel. Vicente Russo do Amaral, com o tema “Educação”.

Escola Municipal Dom Athanázio Merkle, com o tema “Saúde”.

Colégio Poliedro/Positivo, com o tema “Paz”.

Projeto Municipal Professora Joselia Rosolem Vilela/Pequeno Aprendiz e Cras, com o tema “Arte”.

Escola Estadual Elisa Campos Noveli, com o tema “Meio Ambiente”.

Creche Escola Professora Aparecida Baumguartiner e a Escola Estadual Octávio de Almeida Bueno, do bairro Santo Antônio, com o tema “Agricultura Familiar”.

Colégio Objetivo, com o tema “Humanidade”.

Escola Estadual Epitácio Pessoa, com o tema “Preservação do Patrimônio Público”.

Projeto Guri e Comtur (Conselho Municipal de Turismo), com o tema “Turismo e Cultura”.

Aldeia Tekoá Porã, que levou a cultura indígena e toda sua tradição através da música e oração.

A Feira contou, também, com a apresentação do mais novo super-herói da cidade, o Itaporion, o defensor do meio ambiente, com sua armadura feita toda de material reciclável. Foi apresentada a youtuber mirim Yohanna Victoria, que com apenas 11 anos de idade vem animando a internet com seus vídeos de temas adolescentes.

Na parte da tarde, a Feira contou com as apresentações dos artistas locais, com músicas de todos os gêneros: o cantor Milton Batista da Silva e banda, Grupo de Dança Gaúcha (um projeto cultural resgatando as tradições gaúchas e do tropeirismo, existentes em nosso município desde a Revolução Constitucionalista de 32), o cantor Marcelo e Filhos, o cantor Pablo Castro, a cantora Eva Monteiro, as cantoras Maria Luiza Barbosa e Glória, além do Homem Calendário – adivinhando o dia da semana das datas históricas, e a apresentação da Escola de Ballet da Professora Luciana.

“A Feira foi um sucesso! Parabéns a todos os envolvidos na organização deste evento, a Secretaria da Educação e a de Cultura e Turismo que encabeçaram a organização e todas as secretarias que também ajudaram em tudo. Parabéns a todos os professores, coordenadores e alunos pelas belíssimas apresentações, parabéns a todos os artesãos da cidade e artistas que se apresentaram com suas músicas e danças, parabéns aos produtores rurais que trouxeram seus produtos artesanais, parabéns a Tribo Tekoá Porã por nos trazer sua cultura e tradição, ao super-herói Itaporion que animou a festa. Enfim, parabéns a todos que fizeram dessa Feira um belíssimo evento em comemoração aos 173 anos de fundação de nossa querida Itaporanga. Parabéns aos nossos vereadores e toda população que prestigiaram esta festa. E um parabéns especial ao nosso professor João Castilho, sem ele não estaríamos comemorando a fundação de nossa cidade na data de hoje! Parabéns Itaporanga!”, conclui o prefeito Vilson Cacheta. (Da Comunicação, Prefeitura de Itaporanga-SP)

Notícias relacionadas