Itaporanga-SP: Sabesp solta 5 mil peixes no rio Verde em comemoração ao Dia Mundial da Água e ao aniversário da Cidade

Na manhã desta quinta-feira (05), às 11h, com a presença do prefeito Douglas Benini, e os vereadores Marcelo Camargo, João Custódio, Carlos Silva, secretários municipais, professores, diretores e coordenadores, a Sabesp realizou a soltura de 5 mil peixes no rio Verde, em Itaporanga.

A atividade teve como objetivo a recuperação do meio ambiente e faz parte das festividades do aniversário do município, celebrado na sexta-feira (6/3), e também marca o Dia Mundial da Água, no dia 22 de março.

O evento contou com a participação de cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino. Os estudantes soltaram peixes da espécie curimbatá, também conhecido como papa-terra, para repovoamento e preservação de espécies nativas na bacia hidrográfica do Alto Paranapanema.

A bacia hidrográfica do Alto Paranapanema é considerada de conservação, além de possuir importante acervo ambiental preservado. A bacia dispõe, ainda, de extraordinário potencial hídrico, turístico e energético.

Com a ação, a Sabesp espera conscientizar a população sobre a importância da preservação da fauna aquática e dos rios e promover a restauração dos ecossistemas relacionados com a água. A atividade traz ainda benefícios diretos aos mananciais e ao meio ambiente.

O trabalho desenvolvido pela Companhia nos últimos anos contribuiu diretamente para o rio Verde permanecer enquadrado na classe 2. Isso significa que as características das águas em seus rios e córregos permitem sua utilização para abastecimento humano, pesca, irrigação, entre outras atividades que contribuem para a economia. Atualmente, Itaporanga tem toda a população atendida com abastecimento de água. Já o índice de coleta de esgoto é de 91,7% e o tratamento de 100%.

Rio Verde

O rio Verde nasce em Bom Sucesso de Itararé. Atravessa em seu caminho os municípios de Itararé, Itaberá, Riversul, Itaporanga, Barão de Antonina e deságua no rio Itararé nas proximidades de Fartura. Tem cerca de 105 quilômetros e é o principal afluente do rio Itararé, que atravessa os Estados de São Paulo e Paraná.

Compartilhar

Notícias relacionadas