Itararé faz parceria com o Museu da Imagem e do Som

PONTOS MISAtravés da Coordenadoria de Cultura, a Prefeitura Municipal de Itararé formalizou mais uma parceria com programas ligados à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A partir do mês de junho, Itararé integra uma rede de aproximadamente 100 cidades no programa de circulação e difusão audiovisual "Pontos MIS". O objetivo da proposta é promover a formação de público e a circulação de obras do cinema para criar pontos

de difusão audiovisual espalhados pelo estado.
 
De acordo com o coordenador municipal, Murilo Cleto, a parceria com o Museu da Imagem e do Som democratiza o acesso ao cinema na mesma medida em que favorece todos os atores sociais direta ou indiretamente envolvidos na produção cinematográfica. "Todo mundo sai ganhando: aqueles que não têm acesso ao cinema por desestímulo ou condições financeiras e aqueles que produzem cinema e nem sempre têm o maior público possível. Até mesmo as locadoras vão sentir uma diferença notável na quantidade e, principalmente, qualidade dos filmes procurados pelos clientes", sustenta o dirigente.
 
A cada mês a cidade é contemplada com um programa de exibição, normalmente composto por um curta e um longa-metragem, de produção nacional ou estrangeira, exibidos em pelo menos quatro sessões. Para o mês de junho estão programados os filmes "Aconteceu no Bixiga" (Marcela Chamlian, 2012, 12 min.) e "Meninos de Kichute" (Luca Amberg, 2009, 100 min.).
 
Além das exibições, Itararé receberá todo mês uma oficina de cinema para os interessados na linguagem. No dia 20/06, a atividade "Projeto Dogma – mais próximo do cinema cru" será oferecida pelo videoartista, roteirista e editor Leandro Watanabe, bacharel em Artes Visuais pela Belas Artes de São Paulo. A oficina apresenta técnicas de criação cinematográfica e tem como objetivo aproximar o público deste universo. Ao final dos trabalhos, um curta-metragem será realizado pelos próprios participantes utilizando como recurso apenas seus aparelhos celulares. (Assessoria de Imprensa PMI)

Notícias relacionadas