Medalhistas do PAN: Palavras da presidenta Dilma Rousseff durante encontro com os atletas

Foto Roberto Stuckert FilhoPR, Atletas medalhistas do PAN com a presidenta Dilma RousseffA presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje às 11h os atletas medalhistas dos XVI Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011. Leia o que a presidenta e o ministro do Esporte falaram sobre as conquistas brasileiras no PAN 2011. Presidenta: Nós temos como usar esse exemplo, e fazer com que esse exemplo se transforme em oportunidades, em determinação, porque eu

acho que o que vocês mostram é que quem insiste, quem treina e quem investe na sua capacidade, consegue. Eu acho que vocês são um exemplo para a juventude e para nós também, de que a gente tem de ter garra, e vocês têm garra, são guerreiros.

É um imenso orgulho estar aqui hoje, eu e o Ministro do Esporte, falando com vocês e recebendo vocês. Acho que o Brasil inteiro gostaria de estar aqui recebendo vocês. Porque é, de fato, muito emocionante. A gente acompanha vocês pela televisão, vê vocês ganharem, torce, mas não tem nada que substitua este olho no olho, aqui, vendo a força de cada um, e uma coisa fantástica: todos jovens. A juventude, a força da juventude do nosso país, que é o futuro do país.

Então, eu agradeço a cada um de vocês, e tenho certeza de que vocês serão a nossa garantia nas Olimpíadas de 2016.
Conto com vocês lá!
____________: Então, é a oportunidade de todos nós aqui agradecermos o que foi feito e a evolução que teve nesses últimos oito anos, nove anos. O esporte só chegou nesse nível por causa da organização do Comitê Olímpico Brasileiro e o apoio também que o governo federal tem dado para os atletas. Isso aí é… todos nós aqui estamos super felizes, sorridentes, porque estamos representando o Brasil, que é o que a gente gosta de fazer.
Presidenta: Pode ter certeza de que não só nós vamos continuar, como nós vamos ampliar esse apoio.

¬__________: Isso aí é ótimo. Isso é ótimo.

Presidenta: Alguém mais quer fazer uso…

__________: (inaudível)

Presidenta: Eu sei, mas… Você não quer fazer uso…? Ele falou? Você se considera representado. Então, vamos ver se…

__________: (inaudível)

Presidenta: Eu acho que ela.

__________: Então, faz favor.

Presidenta: Eu seguro, para você depois me dar… Então a gente bota aqui ele segurando, ele segura para ela um pouquinho.

__________: Agradecer todo o apoio do governo, do Comitê Olímpico, em nome dos atletas que estão aqui, toda essa viagem, todo esse aparato lá nos Jogos. Ai, que vergonha! É mais agradecer mesmo esse apoio e, enfim, vamos batalhar, vamos treinar, vamos nos esforçar mais para estar representando o Brasil melhor até do que nos Jogos Pan-Americanos.

Presidenta: Ótimo! (incompreensível) Agora podemos… Eu estava pensando, eu vou passar a palavra para o Aldo, e depois (incompreensível). A palavra está com o nosso ministro do Esporte.

Ministro do Esporte: Bom dia, bom dia. Queridas e queridos atletas. Claro que o nosso gesto – bom dia, presidente Dilma – é de admiração, de carinho e de imensa gratidão pelo que vocês representam e significam para o nosso país e para o nosso povo. Tudo aquilo que a nossa Presidente já disse: referência, exemplo – que a juventude precisa dessas referências – de persistência, de coragem, de enfrentar desafios, de superação. E creio que, neste momento, vocês representam tudo isso. Então, contem com o nosso governo, com o Ministério, com os nossos programas, com as portas abertas, com o compromisso da nossa presidente Dilma, com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro, com quem nós trabalhamos juntos e recebam o meu abraço de carinho e de reconhecimento. Parabéns!

_________: Querida e excelentíssima presidente Dilma. Muito obrigado, Presidente. Muito obrigado. É para mim uma honra, acho que para todos nós brasileiros, contarmos com o apoio incondicional de Vossa Excelência, que aliás, não é de hoje. Desde que a senhora nos ajudava na Casa Civil e tantas outras situações de apoio ao desporto.
Esse eu acho que é o momento, talvez, primeiro de tantos outros que virão de agradecimento profundo por tudo que Vossa Excelência vem fazendo pelo desporto, pelo nosso país, mas, muito em particular pelo desporto, com a sua vontade pessoal e particular de apoio na indicação, inclusive, do nosso ministro Aldo Rebelo, uma pessoa que também no Congresso Nacional sempre nos apoiou.
E é só pra dizer que, de coração, as palavras que o nosso presidente Nuzman vai dizer também, que é só de agradecimento, certamente a gente só tem alegrias nesse Pan-Americano, que foi uma participação… a maior delegação que já saiu do país, uma delegação que trouxe 141 medalhas – sendo 48 de ouro – superando, na proporção de atletas, o Rio de Janeiro, em 2007. Nós tivemos uma delegação 30% maior e, nesta, a proporção de medalhas foi superior.
Basicamente, o apoio que Vossa Excelência tem dado, com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e as confederações brasileiras, tudo tem sido feito, nos leva a crer que não só em 2012, mas em 2016, Vossa Excelência será coroadíssima mais uma vez com um prêmio, quem sabe, de país de primeiro mundo de qualidade esportiva e olímpica.
Muito obrigado, Presidenta.

__________: Presidenta Dilma Rousseff, ministro Aldo Rebelo, meninas e meninos. Só agradecer, Presidenta, aqui, de coração, muitas das palavras do Bernard, até com a emoção de tê-lo conosco. É a primeira de outras que nós temos certeza de que estaremos, e dizer que essa turma toda classificou mais de 100 atletas já para os Jogos Olímpicos de Londres. Sendo que em Guadalajara foram 29. Já temos mais de 100. Nós estamos, ainda, a bastante tempo dos Jogos, e lá foram 29, e muitos estarão aqui para 2016, pela idade que eles têm. O que nos deixa entusiasmados.
Nosso trabalho com o Ministério do Esporte, com o ministro Aldo é de total irmandade, juntos. Eu acho que, juntos, nós vamos construir e poder fazer um pouco de alegria, que a senhora merece. E queria também deixar um agradecimento, não só por esse resultado, mas pelo apoio ao Rio 2016. Vossa Excelência tem sido incansável; a APO hoje está muito bem dirigida pelo ministro Márcio Fortes. Mas eu queria dizer que a senhora, desde que era ministra-chefe da Casa Civil, a senhora conhece o projeto tão bem como nós, porque a senhora esteve, recebeu e defendeu perante a comissão.
Eu queria hoje agradecer, em nome dos dois, o seu carinho, a sua determinação e, mais do que isso, a pessoa que a senhora é como presidenta do Brasil, como chefe de Estado.  Muito obrigado.

Presidenta: Eu queria finalizar dizendo para vocês uma coisa: eu acho que vocês podem ter certeza de que a importância que cada medalha, cada conquista de cada um de vocês tem para nós é muito grande, porque mostra essa capacidade que o Brasil está demonstrando, de que nós seremos, cada vez mais, um país em que todos terão oportunidade, todos conquistarão seus sonhos, e que eles são possíveis e eles são realizáveis. Essa força que vocês demonstram. E eu fico muito feliz, porque eu estou aqui com vocês. Acho que – aquilo que eu disse antes – acho que todos os brasileiros queriam estar aqui abraçando e agradecendo. Abraçando e agradecendo cada um dos minutos de esforço, de superação, de suor, de dedicação que vocês deram para o Brasil.
Então, eu encerro dizendo assim, muito simplesmente: Muito obrigada!

Notícias relacionadas