Medicina/Unesp realiza campanha de verificação de tracoma em crianças

Ação da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), realizada dias 18 e 19 de outubro, em escolas municipais do município, analisou mais de 3.400 crianças para diagnóstico e prevenção do tracoma- uma das doenças oftalmológicas mais contagiosas na população. Todo o projeto é integrante do PET Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho) do Ministério da Saúde e conta com apoio da Secretaria de Estado da Saúde e prefeitura local.


O objetivo foi verificar, em crianças de 6 a 14 anos, sinais e presença da doença. Todas as pessoas analisadas levaram termos de autorização de pais e/ou responsáveis para participação no projeto. Dezoito escolas do Ensino Fundamental de Botucatu participaram da ação no primeiro dia. 

No primeiro dia da ação, quinze crianças tiveram casos de tracoma diagnosticados e passarão por tratamento no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. Além disso, as famílias também serão avaliadas e receberão acompanhamento médico, caso seja necessário.

Segundo profª Silvana Artiolli Schellini, coordenadora do projeto, a ação enfocada no diagnóstico precoce proporciona rapidez e eficácia no tratamento. "É de extrema importância para o tratamento saber o quanto antes a existência da doença. O tracoma é mais prevalente nas crianças devido ao contato com colegas de escola no dia-a-dia, por exemplo, e também nos hábitos de higiene", ressalta.

Doença oftalmológica altamente contagiosa, o tracoma leva ao comprometimento das córneas, provocando fotofobia, dor e lacrimejamento podendo causar cegueira. É causada por uma bactéria e transmitida pelo contato direto com os olhos ou secreções 

Os sintomas do tracoma podem ser os mesmos de conjuntivite ou irritação ocular: pálpebras inchadas, corrimento nos olhos e inchaço dos nódulos linfáticos próximos ao ouvido. Para quem tiver diagnosticada a doença, o tratamento ocorre através de antibióticos e pode ser evitada com correta higiene dos olhos e mãos. (ACI/HC/FMB/Unesp)
 

Notícias relacionadas