Muda de Pau Brasil é plantada em escola de Itaporanga

Em comemoração ao Dia do Pau-Brasil, 03 de maio, estiveram em Itaporanga, Paulo Roberto Saponga, presidente do Instituto de Educação Ambiental Planeta Terra,  o biólogo Marcelo Tonini para uma cerimônia de plantio de uma muda na E.M. "Cel. Vicente Russo do Amaral". Em palestra, Saponga, Tonini e a professora Elizabete Pereira explicaram a alunos e professores da escola, a importância da preservação do planeta. 

 
Finalizando o evento, no jardim em frente a escola os alunos da professora Rosemeire Conceição Veiga, plantaram uma muda de Pau-Brasil, trazida pelos visitantes. O aluno Tiago Vinícius Batelli representou o pai da árvore e aluna Ana Paula Mariano Fernandes representou a mãe. Os vereadores Hudson Torigoe e Suzana Briene simbolizaram os padrinhos da árvore e se comprometeram em protegê-la e cuidá-la.

O presidente do Instituto Planeta Terra ressaltou que a presença de Pau-Brasil na Mata Atlântica era muito grande até o século XVI, porém, com a chegada dos portugueses teve inicio a extração predatória. Eles extraíam a madeira para vender no mercado europeu, onde era transformada em móveis, enquanto o extrato era usado na produção de corante vermelho.

Atualmente, é baixa a presença de Pau-Brasil na Mata Atlântica. Existe lei federal que considera crime o corte desta árvore. 

Uma das características mais importante do Pau-Brasil é a madeira pesada com a presença interna de um extrato que gera uma espécie de tinta vermelha. Por ser de alta qualidade, a madeira desta árvore é muito usada na fabricação de instrumentos musicais como, por exemplo, violinos, harpas e violas.

O prefeito José Carlos do Nute Rodrigues, juntamente com a secretária da Educação Jucinéia de Oliveira Lara e a supervisora  Silvia Moreira Lopes, agradecem ao prefeito de Itapeva, Luiz Antonio R. Cavani, o Instituto de Educação Ambiental Planeta Terra, Paulo Roberto Saponga e o biólogo Sr. Marcelo Tonini, pena iniciativa, comprometimento e pelo excelente trabalho que estão desenvolvendo com os alunos de toda região. (Com a Secretaria da Educação).
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Notícias relacionadas