Mulheres são homenageadas pelo Legislativo Itapevense

Dez mulheres receberam das mãos dos vereadores placas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, como reconhecimento aos trabalhos que realizam no dia a dia. Na noite de segunda-feira, 14, a Câmara Municipal realizou  à décima edição da Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher, ocasião em que entregou placas a algumas mulheres que se destacam em suas atividades.

 
A mesa dos trabalhos foi composta pelo Presidente da Câmara, Paulo de la Rua Tarancón,  1º Secretário da Mesa, Vereador Júnior Guari,  2º Secretário da Mesa, Vereador Oziel Pires, Vereadora Áurea Aparecida Rosa, o Prefeito Municipal Luiz Cavani e sua esposa, Sônia Maria Carneiro Marinho Cavani e a professora Zuleide Pereira Leite, Secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Ao fazer a abertura do evento o Presidente da Câmara Paulo de la Rua salientou que a  origem do Dia Internacional da Mulher vem lá do século passado, do ano de 1908, quando funcionárias de um fábrica têxtil, em Nova Iorque, declararam greve em protesto contra as péssimas condições de trabalho. Na seqüência disso, ocuparam a fábrica e o patrão prendeu-as lá dentro, fechou todas as saídas e incendiou o prédio. Morreram queimadas as 129 mulheres que lá estavam. 

Ao invés de calar as vozes que gritavam por seus direitos, o fato desencadeou inúmeros movimentos, por todo o planeta, que fizeram com que a mulher passasse a ser respeitada como ser humano, como pessoa, como parte integrante da sociedade. 

"Esta solenidade, que hoje homenageia algumas mulheres de nossa cidade, tem também por objetivo registrar nossa admiração e respeito por todas as cidadãs, de Itapeva e do mundo, pois, seja cuidando de um jardim, seja comandando uma empresa, vocês fazem sua parte com todo o coração. Por isso, fazem bem feito! Parabéns a todas!", frisou Paulo de la Rua.

Após o cântico do Hino Nacional Brasileiro, o presidente passou à palavra a vereadora Áurea para em nome de o Legislativo prestar homenagem às mulheres. Em seu discurso a vereadora falou a respeito dos problemas das drogas, lembrando que muitas mães sofrem com essa situação  e cobrou das autoridades mais empenho em buscar soluções para essa importante questão. Enfatizou a necessidade de se criar em Itapeva uma clínica médica regional, pára recuperação desses jovens e lembrou que nesse sentido foi entregue uma carta às autoridades em nome das mães que choram com esse drama que envolve toda a sociedade.

HOMENAGENS – Na sequência foram entregues as homenagens a dez mulheres, com a leitura de um breve currículo de cada uma delas. A dona de casa Clemência de Araújo dos Passos, foi homenageada pelo vereador Wilson Roberto Margarido;  a militante política Leonilda Cândida Rezende recebeu a placa das mãos do vereador Marmo Fogaça;  a educadora  Luzia Aparecida Martins de Oliveira (representada por sua filha Laura Costa) foi homenageada pelo vereador Roberto Comeron; a voluntária da Igreja Maranata Márcia Cerqueira Lopes Barbosa recebeu homenagem do vereador Paulo Roberto Tarzã dos Santos; a empresária na área de ecoturismo Paula Martins de Oliveira Costa; recebeu homenagem do vereador Júnior Guari; a comerciante Sebastiana Fogaça de Almeida foi homenageada pelo vereador Oziel Pires de Moraes; a voluntária Tereza Costa Souza, recebeu homenagem do vereador Paulo de la Rua; a carcereira  Terezinha Sueli de Oliveira dos Santos, foi homenageada pela vereadora Áurea Aparecida Rosa;  a c
 omerciária e também voluntária Valdiléia Oliveira Martins, recebeu homenagem das mãos dos vereador Ney Gonçalves e a Coordenadora do Curso de Direito da Fait, Vanessa Aparecida Costa Santiago foi homenageada pelo vereador Eliel Ferreira.

Foram também homenageadas pela Câmara, através da  Vereadora Áurea a 1ª Dama do Município e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Cavani e a Secretária do Conselho  Municipal dos Direitos da Mulher, professora Zuleide Pereira Leite (que foi a primeira presidente do Conselho), que receberam  vasos de flores.

MÚSICAS – A Sessão solene foi abrilhantada por números musicais apresentados  pelos violonistas  Alex Oliveira e Gabriel Nicoletti.

QUALIDADES  – Ao usar da palavra o prefeito Luiz Cavani elogiou o Legislativo pela iniciativa em comemorar a data, que foi materializada em homenagem a todas as mulheres, que ganham força, participação, espaço. Ressaltou as qualidades de cada uma delas que se destacam em suas atividades com perseverança, solidariedade, reconhecimento ao próximo,  trabalho, coragem.

O prefeito concordou com a vereadora Áurea em relação à questão das drogas, que deve ser tratado como um problema de saúde pública, uma difícil situação que provoca muito sofrimento às famílias.

Encerrando afirmou que "todas as homenageadas crêem em Deus e tem amor ao próximo. Cumprimento os vereadores por lembrarem-se dessas grandes mulheres, que são motivos de orgulho para todos nós".

CONGRATULAÇÕES – Na ocasião foi lido ofício do deputado eleito Dr. Ulysses Mário Tassinari, justificando sua ausência ao evento pelo fato de estar em São Paulo participando de reunião referente à posse dos deputados estaduais. Cumprimentou as mulheres pela passagem de tão importante data, registrada na história pela luta de muitas  trabalhadoras  que defendiam seus direitos. Parabenizou as mulheres homenageadas pela Câmara como reconhecimento ao trabalho que desenvolvem junto à comunidade.

AUTORIDADES – Diversas autoridades e um grande público prestigiaram a solenidade em homenagem às mulheres. Estavam presentes os secretários municipais, Selma do Carmo Buher Cravo, da Educação; Antonio Rossi Júnior, de Governo e Negócios Jurídicos; Adelço Buher Júnior, de Administração e Finanças; Antonio Loureiro de Almeida, Esportes;  Davidson Panis Kaseker, da Cultura e Turismo; Capitão Adriana Duch Machado, da Polícia Militar;  Dr. Reinado Braga, Delegado de Polícia; Padre Fernando Batista de Campos, da Paróquia Piedade;  Valquíria Loureiro, Presidente do Rotary clube de Itapeva; Solange Benedetti, representante da Apeoesp.(Assessoria de Imprensa da CMI).
 
Clique na imagem para ver todas as fotos ampliadas
 
 

 

Notícias relacionadas