Prefeito de Itapeva é elogiado em inauguração da Vila Dignidade

O prefeito de Itapeva ouviu elogios à sua administração municipal durante a entrega do Condomínio Vila Dignidade, no domingo, 13 de fevereiro, em Itapeva. O deputado federal Milton Monti, presente na cerimônia, disse que Luiz Cavani “é um prefeito que marca época e que tem mudado para muito melhor a história de Itapeva”. O deputado, o prefeito, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itapeva, Sônia Cavani e o deputado estadual Dr. Ulysses, se juntaram ao governador Geraldo Alckmin e o secretário-adjunto estadual da Habitação, Marcos Penido, para realizar o sonho da casa própria de 18 idosos itapevenses. Itapeva é a segunda cidade do Estado a receber o programa.

Governador Alckmin, prefeito Cavani e deputado Milton Monti

Descerramento da placa inaugural da Vila Dignidade

Prefeitos Miderson(Taquarituba), Barchet(Avaré), Cavani e deputado Dr. Ulissess

Destinado a idosos de baixa renda, o conjunto foi construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e vai garantir moradia digna e assistência social à população idosa de baixa renda. Os residenciais do Programa Vila Dignidade são projetados segundo conceitos do Desenho Universal, que permite facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.

A boa notícia chegou como um presente para Delci da Silva Dourado(foto), baiana aposentada que há mais de 50 anos morava em uma casa alugada na Vila Nova, em Itapeva e que sonhava com um cantinho só seu para morar. “Eu já tinha me inscrito em vários programas de habitação e nesse eu nem ia me inscrever porque achava difícil conseguir. Mas tentei mais uma vez e consegui”, comemora. Além da casa, Delci e os demais contemplados terão assistência social e atividades socioculturais e de lazer, numa ação conjunta das secretarias da Habitação, de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), de Planejamento e Desenvolvimento Regional, da Cultura, da CDHU, do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), em parceria com a prefeitura.

Durante o evento, o prefeito falou da importância de se garantir qualidade de vida às pessoas idosas. Ele citou a importância do trabalho e da parceria entre as secretarias na missão conjunta em cuidar bem das pessoas. “Essas pessoas já contribuíram com seu trabalho pelo desenvolvimento de Itapeva e da região. Essas pessoas merecem agora ter um futuro assistido, com segurança e com qualidade de vida”. Cavani também ressaltou sua intenção de construir novas unidades e propôs que a parceria entre o município e o governo do Estado seja mantida nesse sentido. O deputado estadual Dr. Ulysses Tassinari também relacionou esse projeto como uma forma de gratidão aos idosos. "Essa é uma forma de resgatar a grande dívida que temos com a melhor idade. Devemos conferir às pessoas, inclusive aos idosos, condições de vida com dignidade", disse. O deputado ainda destacou a parceria firmada entre o prefeito Luiz Cavani e o Estado. "Só uma administração de grande espírito humanitário pode cuidar bem da nossa comunidade. Cuidar do idoso é uma das nossas bandeiras prioritárias", concluiu.

o vice-prefeito de Itapeva e deputado  estadual Dr. Ulisses(PV) e o governador Alckmin

O governador falou da tendência do Brasil se tornar um país com grande população idosa. "O Brasil não tem mais tanta criança e nem tanto idoso, então ele está no Bônus Demográfico, ou janela de oportunidade. É o momento de maior população econômica ativa, e nós temos que nos preparar em termos de políticas públicas para sermos um país idoso". Alckmin também ressaltou a importância da promoção da saúde. "É preciso promover saúde e não só cuidar de quem está doente. Promover saúde é desenvolver programas de nutrição, de ginástica. Quem não faz ginástica não tem saúde. É preciso movimentar o corpo".

Condomínio – O condomínio em Itapeva possui 18 casas de 39m² de área útil. As unidades têm um dormitório, sala conjugada à cozinha, banheiro, área de serviço, aquecedor solar, e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta. Todas as moradias possuem itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes, entre outros.

Recursos de acessibilidade também foram incluídos nos projetos das áreas comuns do condomínio para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto aos novos moradores. O residencial tem projeto paisagístico diferenciado para proporcionar um ambiente agradável e contam, ainda, com academia ao ar livre e salão para atividades diversas, como festas, reuniões, cursos, dentre outras.

Segundo Alckmin, a Vila Dignidade, implantada na gestão Serra, atende de forma integral a terceira idade. "A Vila Dignidade é um projeto completo, que engloba moradia, centro de lazer, sala de baile, Acessa SP e internet".

A vila conta também com um posto do programa Acessa São Paulo, da Secretaria Estadual de Gestão Pública. O local terá acesso à internet e monitores para contribuir não só com a inclusão digital, mas com o desenvolvimento social dos idosos. A capacidade de atendimento prevista é de 653 usuários por mês.

Os beneficiados foram indicados pela prefeitura. Eles precisam atender critérios como ter 60 anos ou mais, ser só ou não possuir vínculos familiares sólidos, ser independente para a realização das tarefas diárias, ter renda mensal de até dois salários mínimos e morar pelo menos há dois anos no município. (Juliana Oliveira, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapeva-SP)

Compartilhar

Notícias relacionadas