Prefeito de Itararé recebe novo comandante do Tiro de Guerra

Novo instrutor é natural de São Gabriel (RS) – O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, recebeu na manhã desta quinta-feira (14) o novo comandante do Tiro de Guerra (TG) do município, subtenente Ivonir Gonçalves Leher.

O novo instrutor, é natural de São Gabriel (RS) e passou a ocupar o cargo em dezembro de 2018, no lugar do subtenente Antonio Davi da Silva Alves, transferido a outra unidade.

Para Heliton, é uma satisfação receber mais um excelente profissional na cidade. “Não tenho dúvidas de que Ivonir continuará o exímio trabalho realizado por Antonio”, destaca.

Perfil – No campo acadêmico, possui graduação em Filosofia e pós-graduação em Educação, pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). É casado com a artista plástica e empresária Vanessa Pinheiro Leher e pai de dois filhos, Carlos Eduardo, acadêmico de Biotecnologia e Pedro Henrique, estudante do Ensino Fundamental.

Com diversas condecorações militares, entre elas as medalhas de Militar de prata, Corpo de Tropa de ouro, Serviço Amazônico e Marechal Zenóbio da Costa, Ivonir ao longo de seus mais de 25 anos de carreira, desempenhou diversas funções administrativas e operacionais, destacando-se as funções de chefe da seção de operações e instrutor no 2º Pelotão de Comunicações de Selva, em São Gabriel da Cachoeira (AM) e auxiliar do setor financeiro, na 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada, em São Gabriel.

Como hobby, dedica-se à poesia e música, tendo, inclusive, diversas delas publicadas e gravadas, como a canção da 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada, em São Gabriel. Ivonir também já lançou um livro, ‘De Tempo e Saudade’, pela Editora Virtual Books. Como reconhecimento, foi agraciado com o diploma de mérito como personalidade cultural, pelo Lions Clube de São Gabriel, no ano de 2015.

Ao ser nomeado para o cargo em Itararé, exercia função na 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada, em São Gabriel, sendo também o autor da letra da canção dessa organização militar.

Subtenente Antonio – O profissional permaneceu em Itararé de janeiro de 2017 a dezembro de 2018 e prestou diversos serviços à cidade, entre eles formação de duas turmas, campanha do agasalho, separação de alimentos na assistência social, divulgação do projeto coleta seletiva, distribuição de cartazes para campanha de vacinação em geral, palestras, participação em eventos, contribuindo para o resgate dos valores de ética e amor a nação, estimulando o civismo e o patriotismo. Em dezembro de 2018 foi transferido para o Rio Grande do Sul.

Alistamento – Todos os rapazes que irão completar 18 anos em 2019 devem se cadastrar. O ato é obrigatório e pode ser feito até o dia 28 de junho na Junta de Serviço Militar (JSM), localizada à rua Doutor Pedro de Alencar, 388 (ao lado do Tiro de Guerra) ou até o dia 30 de junho pela internet, através do site www.alistamento.ed.mil.br.

Para fazer o alistamento pessoalmente é necessário apresentar RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência recente. Via site basta somente o número do CPF para validar as informações.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3532- 4150 de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h e sexta-feira, das 08h às 12h.

Saiba mais – O Tiro de Guerra de Itararé foi resgatado pelo prefeito, Heliton do Valle, em 2017, após um ano desativado. No local, os atiradores recebem instruções militares destinadas a formação do combatente de área territorial; atua em proveito da comunidade em campanhas sociais do município e são estimulados ao civismo e cidadania.

Segundo Heliton, reinaugurar o local foi um ato de patriotismo e amor a Itararé. “A instituição faz parte da história de Itararé. Fui atirador e sei tamanha e vital importância na sociedade desta escola de nacionalismo e cidadania”, expõe.

Para ele, servir as forças armadas ainda é uma oportunidade a quem quer conhecer a carreira militar. “Quem mantiver o interesse pode ingressar e seguir a honrosa carreira do exército”, detalha. (Da Comunicação, Prefeitura de Itararé-SP)

Notícias relacionadas