Prefeito de Riversul no 7 de Setembro: “nossa Independência tem de ser conquistada e mantida no dia a dia”

Durante a realização do Desfile de 7 de Setembro em Riversul, o prefeito Vicente de Paula Garcia fez um pronunciamento à população, e nesse fez importantes observações que poderão auxiliar as pessoas, principalmente na questão da crise de valores, que a cada dia vai se perdendo na mudança de costumes da sociedade.

07 de setembro de 2015 – Em primeiro lugar quero agradecer a presença de todas as autoridades, bem como de todas as pessoas aqui presentes, e, em especial aos Diretores e Diretoras, Professores e Professoras, aos Pais e Mães e a todos que participaram da organização deste evento para junto comemorarmos a maior data que um Povo pode ter: a data da sua Independência.
Há 193 anos, às margens do riacho do Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil do reino de Portugal.

Proclamar a Independência pode ter sido num ato solene, mas a nossa Independência tem de ser conquistada e mantida no dia a dia.

Pelo que se vê no noticiário da TV e o que sentimos, o Brasil atravessa hoje uma profunda crise ética, moral, econômica e política. Só se fala em desemprego, corrupção, inflação e violência.

A crise maior da qual pouco se fala é a crise de valores que estamos vivendo. A família, o trabalho, a educação e a religião parecem coisas sem tanto valor.

Hoje o ser humano tem privilegiado o “Ter”, como sinônimo de grande apego aos bens materiais, e não se preocupa com o “Ser”, que se pode definir como a busca de virtudes. Dá-se maior valor àquilo que o dinheiro pode comprar, as pessoas valem pelo patrimônio material que têm e não pelas qualidades que possuem.

Preocupamos muito com o Brasil que deixaremos para nossos filhos e netos e muito pouco com os filhos que deixaremos para o Brasil.

Recordando a lenda do incêndio na floresta na qual o pequeno pássaro ia até o rio e voltava com gotas d’água no bico para apagar o incêndio entendemos que ele tinha a certeza e a consciência de que estava fazendo a sua parte. Hoje neste ato que ora participamos também temos a certeza que estamos fazendo a nossa parte. Incutir valores de civismo e cidadania às nossas crianças é o que podemos fazer para termos um Brasil melhor.

Hoje também temos que registrar o fato histórico de ser a primeira vez que é entoado o Hino oficial de Riversul com música de autoria do nosso Maestro João Batista Biglia e letra do Claudemir Braz de Campos.
Riversul somos nós.

Realizar esse maravilhoso desfile foi um desafio lançado e superado . Por isso, quero agradecer mais uma vez a todos que colaboraram para essa demonstração de que – sempre juntos – somos capazes de superar nossas dificuldades para tornar a nossa Riversul , a cidade que queremos.
Muito obrigado.

Notícias relacionadas