Prefeito Zé do Nute participa da cerimônia de entrega dos Planos Municipais de Saneamento

O prefeito de Itaporanga, Zé do Nute, que também é presidente do CBH-ALPA (Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema) participou na quinta feira (07/05) no Palácio Bandeirantes em São Paulo, da cerimônia de entrega dos Planos Municipais de Saneamento. Agora, ao todo, são 177 municípios que contam com este instrumento de gestão, que serve para orientar políticas locais de saneamento básico, definir as necessidades de investimentos para a universalização do acesso, bem como prioridades de ação e a previsão de investimentos. Os planos foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga.

O plano Municipal de Saneamento contempla os aspectos físicos territoriais, sociais e econômicos e também ambientais, foram avaliados itens como população, demandas e contribuições dos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem pluvial.

“Nós, em São Paulo, nos municípios operados pela Sabesp, deveremos universalizar o acesso, ou seja, as cidades serão 300% – 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado – no interior do estado praticamente ano que vem. Está universalizado em mais três ou quatro anos o litoral de São Paulo e em 9 anos no máximo a região metropolitana de São Paulo”, disse o governador Alckmin.

Prefeito Zé do Nute
Prefeito Zé do Nute

O prefeito Zé do Nute disse se tratar de um importante instrumento que norteará os investimentos e ações municipais no saneamento básico, disse “Este plano nos aponta os problemas de saneamento do município e quais ações deveremos tomar, a questão de saneamento básico vem sendo tratada há muito tempo como prioridade no município, tanto que sempre investimos em drenagem e canalização de águas pluviais, construção de fossas sépticas, poços artesianos e ampliação ao acesso a água tratada e o esgotamento sanitário”.

Notícias relacionadas